ALMEIDA GARRETT (1799 – 1854)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Escritor e dramaturgo romântico, João Baptista da Silva Leitão Almeida Garrett nasceu no Porto no dia 4 de fevereiro de 1799.

Passou a adolescência na Ilha Terceira, nos Açores, onde a sua família se refugiou fugindo da segunda invasão francesa. Estava destinado à vida eclesiástica, contudo, em 1816 regressa a Portugal e matricula-se no Curso de Direito da Universidade de Coimbra que virá a concluir em 1821.

Defensor dos ideais liberais da Revolução de 1820, o golpe militar de D. Miguel, em 1823, obriga-o ao exílio, primeiro em França, e depois em Inglaterra. Só em 1833 conseguirá apoio para regressar a Portugal, sendo então nomeado secretário da comissão de reforma geral dos estudos. Em 1834, é nomeado cônsul-geral e encarregado de negócios na Bélgica, tendo exercido funções por um curto período de tempo.

A posição influente que conseguiu, em 1836, com o triunfo da fação liberal, levou-o a fazer renascer o teatro em Portugal. Foi o responsável pela edificação do Teatro Nacional D. Maria II e pela criação do Conservatório de Arte Dramática.

Opositor declarado ao regime de Costa Cabral, só em 1951 voltará a assumir cargos públicos: embaixador nas negociações com a Santa Sé; vogal na Comissão de Bases da Lei Eleitoral e na comissão de reorganização dos serviços públicos; Vogal do Conselho Ultramarino.

Entre 1852 e 1854 será ainda Ministro dos Negócios Estrangeiros e Deputado.
Como escritor, destaca-se o conjunto da sua obra poética, o romance Viagens na minha terra e a peça de teatro Frei Luís de Sousa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Sofia Santos
Author: Sofia SantosEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.