Cultura Europeia em Coimbra - Coimbra é uma lição!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


No passado dia 1 de janeiro, Portugal assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia, sob o lema: Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital.

Portugal, no exercício da Presidência Europeia, tem como prioridades promover a recuperação económica através da transição verde e digital, concretizar o pilar Europeu dos Direitos Sociais e reforçar a autonomia da Europa aberta ao mundo.

Coimbra diz presente à Europa! Coimbra diz presente à Cultura!

Coimbra está a preparar a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, sob o lema Correntes de Mudança. A Mudança está inscrita no ADN da Cidade e da sua Universidade com 730 anos de história. Os jovens que escolhem a Universidade de Coimbra para estudar e a Cidade para viver, quando terminam os seus cursos e partem para qualquer parte do Mundo, da Europa ou do País, transportam consigo os valores, a sabedoria e a vivência inigualável da vida académica Coimbrã, porque Coimbra é uma lição de sonho e tradição; o lente é uma canção e a lua a faculdade; o livro é uma mulher; só passa quem souber, e aprende-se a dizer saudade!

Neste tempo de pandemia, a Câmara Municipal de Coimbra e o grupo de trabalho responsável pela preparação da Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, organizaram um programa cultural para o semestre Europeu sob o lema A Europa em Coimbra 2021. O objetivo é dar voz a cada um dos Estados membros através da sua expressão cultural.

O programa inclui diversas expressões culturais, nomeadamente fado, guitarra Flamenca, dança Belga e Luxemburguesa, teatro Alemão, sonoridades Lituanas, reportório Austríaco, jazz Polaco, folk Búlgaro, cinema da Estónia, música Croata, circo Sueco, vozes da República Checa, marionetas da Letónia e Eslováquia, acordeão Finlandês, mitologia Grega, bouzouki Irlandês, saxofone Italiano, bandas dos Países Baixos, música contemporânea Dinamarquesa e música popular Cipriota, Eslovena e Maltesa.

No que concerne à música erudita é de salientar o Réquiem por un vivo do compositor José Pablo Serrano, a apresentação da 9.ª Sinfonia de Beethoven pela Orquestra Clássica do Centro, os concertos para piano e orquestra em homenagem à Roménia e a Orquestra da Gulbenkian para interpretar música Húngara.

Nos próximos seis meses Coimbra será a montra da cultura dos Estados da União Europeia.

Coimbra é uma lição!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Paula Maria Rodrigues Mariano Pêgo
Author: Paula Maria Rodrigues Mariano PêgoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.