Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Existem várias festas e feiras totalmente portuguesas ou com participação portuguesa, de Espanha até à Lituânia. De entre as feiras portuguesas podemos destacar a Feira Lusitana de Toulouse, Nanterre, Pontault-Combault, Bordéus, Cenon, Bègles e muitas outras.
De acordo com o site Internations (www.internations.org), só no evento da cultura portuguesa, marcaram presença participantes de 38 nacionalidades.
Arcos de Valdevez também esteve presente na Festa Portuguesa na Antuérpia (Flandres).
Antuérpia, a capital da Flandres é um dos maiores portos da Europa. As relações entre Portugal e a Antuérpia são antigas. Foi lá que Portugal abriu o seu primeiro consulado, tendo iniciado funções em 1511 e encerrado em 2012 durante a troika. O Consulado Português chegou a ser o único no mundo que possuía tribunal próprio, o que demonstra a sua importância no seio da comunidade portuguesa.
Arcos de Valdevez esteve também presente na Festa Portuguesa na Cidade da Antuérpia, Capital da Flandres, organizada pela nossa conterrânea Paula Castro e família no Café O Espigueiro na Cassierstratt.
Estiveram presentes no evento, desde as 10 da manhã, a Senhora Vereadora da Câmara Municipal Arcos de Valdevez, Dr.ª Emília Cerdeira, responsável pela Educação, Juventude, Associativismo, Animação Cultural e Gestão de Recursos Humanos, acompanhada pelo arcuense Victor Alves Gomes. Durante o evento, os vinhos Arkos e Café Bricelta foram disponibilizados aos participantes.
Parabéns a Paula Castro e família pela organização. A última festa portuguesa aconteceu há 10 anos. Será muito desejável que este evento possa voltar a ocorrer já no próximo ano.
Para o ano, O Melhor de Portugal estará de regresso, no fim de semana do 17 e 18 de Junho de 2023 mais uma vez no Parque do Cinquentenário em Bruxelas. Parabéns a todos os organizadores e expositores e parabéns à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a única representante do Minho, pela sua participação neste evento.