
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Academia do Bacalhau é uma associação sem fins lucrativos e com objectivos filantrópicos, pensada e fundada em 1968, pela comunidade portuguesa de Joanesburgo, na África do Sul.
Após mais de 40 anos de existência, os princípios da Casa Mãe mantêm-se pelas diversas academias do bacalhau que foram surgindo ao longo dos anos, em várias cidades e pelos cinco continentes. Actualmente são mais de 60 academias. A recolha de fundos é normalmente obtida em jantares onde o bacalhau é o rei, quer como entrada, prato principal ou sobremesa (para os mais criativos e audaciosos) …
Os símbolos são a bandeira e o badalo e cada Academia agrega o nome da cidade a que pertence.
Em 2017 o 46.º congresso mundial deveria decorrer no continente americano, mas como nenhuma das academias apresentou candidatura, a associação açoriana propôs que se realizasse na ilha Terceira, o que foi aprovado, por maioria, sem votos contra, na assembleia geral do congresso anterior que se realizou em Estremoz.
Por esta razão, este ano, o Congresso Mundial das Academias do Bacalhau vai realizar-se pela primeira vez na ilha Terceira, nos Açores, no próximo mês de Outubro e a organização estima que se desloquem à ilha quase 500 pessoas, que serão recebidas pelo presidente da Academia do Bacalhau da Ilha Terceira, Francisco Aquilino Pereira e respetivos comadres e compadres.
Para além de um incremento enorme para o turismo da ilha, esta iniciativa terá um impacto económico muito grande não só pela deslocação de cerca de meio milhar de pessoas, mas também pela promoção do destino.
As Academias do Bacalhau são associações sem fins lucrativos que têm como lemas a “portugalidade e a solidariedade”, angariando fundos para causas sociais.
Neste congresso irão ser debatidas várias questões relativas ao funcionamento das Academias.
Irão ser apresentadas e votadas propostas no sentido de melhorar e reforçar a posição das Academias do Bacalhau como tertúlias de amigos, que independentemente da sua posição social e nível cultural, se juntam sem finalidades políticas, religiosas, desportivas, comerciais ou lucrativas, com o objectivo de fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização, entre outros, defendendo sempre o bom nome e prestígio de Portugal e dos portugueses pelo mundo, bem como os valores históricos e culturais e, fundamentalmente, concretizar acções de solidariedade e de assistência moral e material a favor dos mais carenciados e de instituições de beneficência.
Em Bruxelas, a Academia do Bacalhau foi criada em 2013, e agrega quase 50 membros, liderados pelo seu actual Presidente, Amândio Maia.
Para mais informações:
http://www.bacalhau.be
www.facebook.com/pg/Academia-do-Bacalhau-de-Bruxelas
Junte-se a nós.
Será muito bem recebido e sempre por uma boa causa.
Cristina Albuquerque
Set/2017
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades