May 14, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2447 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1679 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1647 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2542 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1832 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3807 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1509 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1474 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1098 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1315 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1337 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1602 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2474 Opinião

Igualdade entre homens e mulheres a nova bandeira em Caminha



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Até ao final de 2020 será implementado em Caminha um plano municipal para a igualdade entre mulheres e homens e nomear, até final do primeiro trimestre do próximo ano um conselheiro local para a igualdade.

Estas medidas resultarão de um protocolo de cooperação a subscrever com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O acordo terá a duração de um ano, e “define um conjunto de iniciativas no âmbito da cidadania e promoção e defesa da igualdade de género, seja no contexto da própria Câmara Municipal , seja do concelho, em diálogo com a sociedade civil, com a rede social e com a administração central”.

“O município de Caminha tem vindo já a fazer um percurso nesta matéria, mesmo sem plano municipal. Neste momento, por exemplo, quatro chefias de divisão são ocupadas por mulheres. Da mesma maneira, das sete coordenações técnicas de serviço, seis são asseguradas por mulheres”, sublinhou Miguel Alves, presidente da autarquia caminhense.

Entre as medidas previstas está a elaboração e implementação de um plano municipal para a igualdade entre homens e mulheres que coloque a perspectiva do género como estratégia para a definição, execução e avaliação das políticas desenvolvidas pelo município.

A “criação de uma estrutura interna de apoio à promoção da igualdade de género e oportunidades, a formação de recursos humanos da autarquia para as consequências que os seus procedimentos e práticas têm sobre mulheres e homens, a promoção de ações de esclarecimento e sensibilização junto da população e das entidades locais e institucionalização de ações de conciliação entre a vida profissional e a pessoal/familiar de mulheres e homens que residam no concelho de Caminha, a começar pelos trabalhadores municipais”, são outras das medidas contempladas no protocolo.

A câmara de Caminha “tem vindo a adotar algumas medidas de conciliação da vida profissional com a vida pessoal que passam, por exemplo, por dar 25 das de férias de base a cada um dos funcionários (a que acrescem mais um dia por cada dez anos de serviço), a aplicação de horário de jornada contínua a quem provar que tem ascendente ou descendente a seu cargo e sem possibilidade de ter o acompanhamento assegurado por outrem”, frisou Miguel Alves.

 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 848 guests and no members online