Produção industrial cai em julho pelo 3º mês consecutivo



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Lisboa, 30 ago (Lusa) - Pelo terceiro mês consecutivo, o índice de produção industrial do Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou a diminuir, caindo 1,7% em julho, acima da descida de 0,2% registada em junho.

O agrupamento de bens de consumo foi, segundo o INE, o que mais influenciou a variação do índice agregado, ao passar de uma descida de 1,2% em junho para uma de 5,2% em julho.

Os agrupamentos de bens intermédios e de energia apresentaram igualmente contributos negativos, com quedas homólogas de 2,8% e 2,7%, tendo sido o índice do agrupamento de bens de investimento o único a registar uma taxa de variação positiva, de 11,1%, acima do aumento de 8,8% em junho.

O INE adianta ainda que o índice de produção industrial registou uma variação mensal de 0,7% em julho, abaixo do aumento de 1,8% em junho.

Em termos de variação mensal, o agrupamento de energia apresentou o contributo positivo mais intenso para a variação do índice total, devido ao aumento mensal de 6,7%, quando no mês anterior tinha subido 11,1%.

Os agrupamentos de bens intermédios e de bens de investimento registaram aumentos de 1,6% e de 0,6%, contra uma queda de 0,3% e um aumento de 2,1% em junho, pela mesma ordem.

O INE diz ainda que o agrupamento de bens de consumo apresentou o único contributo negativo para a variação do índice agregado, resultante de uma descida de 3,6%, menor do que a queda de 1,2% em junho.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.