Agência Espacial Europeia assina contratos de 1,47 mil milhões de euros para satélites



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou dois contratos no valor de 1,47 mil milhões de euros para a construção de 12 satélites de navegação Galileo de segunda geração, foi hoje anunciado.

Os novos satélites europeus, que serão construídos pelas empresas aeroespaciais Thales Alenia Space e Airbus Defense & Space, irão juntar-se a outros 26 que já estão em órbita.

Segundo a ESA, que anunciou em comunicado a assinatura dos contratos com estas empresas, o sistema de navegação por satélite europeu Galileo é o mais preciso do mundo.

Os satélites de segunda geração incorporam várias atualizações de tecnologia que irão permitir, por exemplo, aumentar a rapidez no acesso ao sinal de navegação a partir de um telemóvel e que as autoridades possam avisar os utilizadores sobre perigos iminentes, como tsunamis ou terramotos.

O sistema Galileo será operado pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial, cujo lançamento foi oficializado pela Comissão Europeia na segunda-feira.

A ESA é responsável pela conceção, desenvolvimento, aquisição, qualificação dos satélites Galileo e da infraestrutura terrestre associada em nome da União Europeia, proprietária do sistema de navegação.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.