Empresa portuguesa lidera projeto estatístico europeu sobre setor cultural da UE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - A empresa portuguesa Qmetrics vai liderar um projeto europeu, de estatística, para ajudar a medir o impacto dos setores cultural e criativo na União Europeia (UE), foi hoje anunciado.

O projeto piloto intitula-se "Medindo os Setores Cultural e Criativo", contará com 350 mil euros de apoio comunitário, e tem como objetivo criar um enquadramento estatístico que permita, posteriormente, à União Europeia, medir o potencial e o impacto social e económico destas indústrias.

Na página oficial, a Comissão Europeia recorda que o Eurostat - o gabinete de estatísticas da UE - tem produzido "extensas bases de dados" sobre Cultura no espaço europeu, mas necessita de um reforço de informação, face, até, à evolução do próprio setor das indústrias criativas e tendo em conta o recente contexto da pandemia da covid-19.

"Ainda estão em falta dados para alguns indicadores específicos e para alguns setores [das artes e da cultura] e nem todos os dados disponíveis em cada Estado-membro são reportados ao Eurostat", refere a Comissão Europeia.

É lembrado ainda que "os últimos vinte anos testemunharam enormes alterações tecnológicas com impacto do setor cultural e criativo", nomeadamente com o desenvolvimento do digital, do crescimento de áreas como a dos vídeojogos e da realidade vitual, e a entrada no mercado "de grandes plataformas multinacionais".

Por isso, foi criado este projeto piloto, a dois anos, cujo consórcio internacional de execução é liderado pela empresa portuguesa Qmetrics, e que conta ainda com a participação da plataforma portuguesa independente de media Gerador, assim como com as empresas estrangeiras Fundación Alternativas, Cumediae e everis.

Criada em 2000, a consultora Qmetrics especializou-se em análise e gestão de informação, em particular sobre qualidade de serviços e satisfação de cliente, tendo já trabalhado com empresas nas áreas de saúde, banca, telecomunicações e retalho.

Em comunicado, a Qmetrics e a Gerador explicam que "o consórcio fará uma extensa análise da informação disponível a nível internacional, contactando todos os países da União Europeia, com o objetivo final de propor novas formas de avaliação e preencher qualquer lacuna que possa existir entre os dados atuais desses setores".

"As principais entidades culturais de cada país, como os Ministérios da Cultura, e as instituições responsáveis pela análise estatística, como os Institutos Nacionais de Estatística de todos os membros da União Europeia, serão chamados a intervir na concretização deste projeto", referiram.

Segundo a Comissão Europeia, os dados mais recentes, de 2016, indicam que as indústrias criativas e culturais do espaço europeu empregam mais de 12 milhões de pessoas e geram 509 mil milhões de euros de valor acrescentado na economia, em particular "com o contributo de micro e pequenas empresas".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.