Venezuela assinala Revolução dos Cravos com conferências em universidades



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Venezuela vai assinalar, a partir de hoje, o 50.º aniversário do 25 de Abril, com várias conferências académicas e encontros de reflexão em várias universidades venezuelanas, anunciou a Embaixada de Portugal em Caracas.

As conferências sobre a Revolução dos Cravos vão decorrer na capital e na cidade de Maracay (centro–norte) e terão como convidado o sociólogo e historiador português António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

“É a primeira vez que é preparada uma agenda na Venezuela para refletir sobre este marco na história recente do país europeu. O público em geral, os estudantes e os professores poderão participar nos encontros", sublinhou a embaixada.

As conferências vão decorrer até sexta–feira, para comemorar os 50 anos de “uma transição pacífica de regime, que se deu a 25 de Abril de 1974 e que marcou a história contemporânea de Portugal, ao pôr fim à ditadura do Estado Novo e restaurar a democracia, gerando um impacto que ultrapassou as fronteiras do país”, disse a embaixada.

Citado no comunicado, o embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago explicou que “a queda desse regime autoritário deu lugar a um Portugal moderno, que se alinhou com as democracias europeias”.

Segundo o coordenador local do Ensino da Língua Portuguesa, Rainer Sousa, “conhecer melhor a história e refletir sobre o passado permite às pessoas valorizarem as conquistas da mobilização da sociedade para a construção de um país melhor, de um mundo melhor, mais justo, mais livre e mais democrático para todos”.

As conferências sobre a Revolução dos Cravos são organizadas em conjunto pela Embaixada de Portugal em Caracas, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Coordenação do Ensino do Português na Venezuela e os centros de Língua Portuguesa de Caracas e Maracay.

Os eventos vão decorrer na Universidade Pedagógica Experimental Libertador de Maracay, na Universidade Central da Venezuela e no Centro de Estudos Políticos da Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas.

António Costa Pinto é doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e professor convidado em universidades dos Estados Unidos e da Europa.

Especializado no estudo do fascismo e do salazarismo, tem ainda publicado artigos sobre a história e a política moderna, na imprensa internacional.

Publicou e coeditou vários livros, entre os quais “Salazarismo e o Fascismo Europeu: Problemas de interpretação nas ciências sociais” (1992); “Os Camisas Azuis: Ideologia, elites e movimentos fascistas em Portugal, 1914-1945” (1994) e “O Fim do Império Português. A Cena Internacional, Guerra Colonial e Descolonização, 1961-1975” (2001), e “A Sombra das Ditaduras, a Europa do Sul em Comparação” (2013).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.