Vila Verde: Mês do Romance reforça estratégia de desenvolvimento sustentado do concelho



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Presidente do Município destaca forte impacto cultural e socioeconómico de evento-âncora, inspirado no Lenço de Namorados 

O Município de Vila Verde inicia na próxima terça-feira a programação do Mês do Romance, com um conjunto diversificado de atividades que se estende ao longo de todo o mês de fevereiro, tendo sempre como referência inspiradora o Lenço de Namorados - o ícone identitário do concelho. 

A Gala Namorar Portugal é o ponto alto de um verdadeiro roteiro turístico-cultural, que passa por diferentes localidades e pontos do concelho e da região Norte do País. As ações programadas vão desde exposições e workshops, a saraus de poesia, música, trilhos e atividades ambientais, a par da apresentação de novos produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados. 

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destaca a importância de retomar um evento-âncora para o concelho, evidenciando “a forte dinâmica cultural, social e económica que sustentam e impulsionam a programação do Mês do Romance e a marca Namorar Portugal”. 

A autarca salienta o leque variado de parceiros, com particular destaque para as empresas e artesãos, que ao longo do programa vão apresentar produtos que se diferenciam pela mais-valia que representa o recurso aos motivos dos Lenços de Namorados. 

“É o resultado da aliança entre a inovação e a tradição, com grande sucesso e dimensão cada vez mais alargada no mercado”, como frisa Júlia Fernandes. 

Os setores abrangidos vão desde a doçaria e gastronomia, à indústria têxtil e de vestuário, cerâmica, beleza e estética, entre outros, com produtos que poderão ser conhecidos ao longo desta esta 12ª edição do Mês do Romance.  

Orgulho no passado e mais moderno 

A presidente do Município de Vila Verde aproveita para reiterar a aposta na valorização das potencialidades do concelho, com “um vasto e rico património natural, histórico e cultural, assim como económico, industrial e, sobretudo, humano”.  

“Temos um grande orgulho na nossa identidade que, ao longo dos tempos, soubemos criar e promover. A valorização do passado e este gosto que temos pelas nossas tradições têm um papel fulcral nos esforços de modernização do concelho e na estratégia para assegurarmos um território sempre mais moderno e ainda mais inclusivo”, assume Júlia Fernandes. 

Reforçando o impacto do Mês do Romance, a autarca explica que a estratégia de desenvolvimento sustentado para o concelho assenta em pontos como “a dinamização económica e a criação de emprego, a inovação, criatividade e empreendedorismo”. 

Acrescem ainda, como áreas prioritárias, “a forte aposta no turismo – sobretudo no turismo de natureza –, o potencial dos rios que são fonte de riqueza e devem ser cada vez mais valorizados, o investimento no mundo rural, nos agricultores e nos setores agrícola e florestal”. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.