Apoio ao alto rendimento já conta com 400 atletas, diz secretário de Estado



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 (Lusa) - As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) abrangem, neste momento, 400 atletas a frequentar o ensino obrigatório, adiantou hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Num discurso transmitido por videoconferência para as 16 escolas envolvidas, o governante realçou que o projeto, criado no ano letivo 2016/17 para conciliar a carreira de quem pratica desporto de alta competição com os estudos - surgiu em escolas secundárias de Montemor-o-Velho, Oeiras, Porto e Rio Maior -, está em crescimento constante, chegando, neste momento, a 400 alunos.

"Temos um problema nas UAARE. Estamos sempre em permanente desatualização. Quando dizemos 10 escolas, de repente já são 16. Quando dizemos 30 modalidades, já são 39. Ontem disseram-me que eram 390 alunos, mas acabei de saber que já são 400 alunos. Este projeto já ganhou a adesão de quem quer estudar e fazer desporto ao mesmo tempo", disse, na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa.

João Paulo Rebelo tinha assumido, em julho, o objetivo de envolver 300 alunos nas UAARE ao longo do presente ano letivo e, com o objetivo superado, reiterou que todos os estudantes envolvidos vão escapar ao "drama" de "ter de escolher entre ser um desportista e ser um bom aluno".

Para o secretário de Estado, o projeto permite que os atletas consigam manter-se a par do programa escolar enquanto estão em estágio ou em competição, quer em Portugal, quer no estrangeiro, e resolve também o problema do estabelecimento de prioridades pelas famílias.

"Isto serve para descansar as famílias também. As famílias queriam acarinhar os seus filhos e as suas filhas com opções em que se reviam no desporto, mas por outro lado queriam garantir o futuro [dos seus filhos]", disse.

O governante elogiou ainda a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), das autarquias, das escolas e das federações desportivas.

A videoconferência relativa ao projeto, que tem como embaixadores o antigo judoca Nuno Delgado, a campeã mundial de 50km marcha, Inês Henriques, e o futebolista Tarantini, do Rio Ave, teve ainda declarações de responsáveis de Rio Maior e de Guimarães.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, disse que o concelho está envolvido nas UAARE para ajudar os seus cidadãos a tornarem-se "grandes atletas e alunos, homens e mulheres", enquanto a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Paula Pinto, realçou que o programa ajuda a fomentar a inclusão no ensino.

Em Guimarães, o programa conta com 20 atletas e é constituído por uma parceria entre duas escolas e o Vitória de Guimarães, clube representado na I Liga portuguesa de futebol. Um dos vice-presidentes, Pedro Coelho Lima, disse que o clube tem o "papel social" de facilitar o acesso dos atletas ao ensino.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.