Angola tem queda de 0,4% no crescimento no primeiro trimestre - INE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola disse hoje que a economia angolana regressou aos crescimentos negativos no primeiro trimestre, de 0,4%, depois de no último trimestre de 2018 ter crescido 2,6%.

"O desempenho das atividades económicas no primeiro trimestre de 2019 em relação ao primeiro trimestre de 2018, em termos de variação negativa, é atribuído fundamentalmente às atividades de Comércio (-3,2%), Financeiras (-4,8%), Industria Transformadora (-6,5%), Telecomunicações (-6,8%), Petróleo (-6,9%)", lê-se na nota divulgado pelo INE, que dá conta da evolução do PIB nos primeiros três meses deste ano em comparação com o período homólogo do ano passado.

No comunicado, o Instituto responsável pelas estatísticas em Angola explica que "as atividades que mais contribuíram, em termos de participação, e constituíram fatores importantes para o desempenho das atividades no PIB do primeiro trimestre de 2019 foram a Extração e refinação do petróleo bruto e gás natural, com 33%, seguida do Comércio, com 15%, Construção, com 12%, Administração Pública, com 8%, Serviços Imobiliários e Aluguer, com 6%, Outros Serviços, com 6%, e AgroPecuária e Silvicultura, com 4%".

O crescimento negativo do primeiro trimestre está em linha com as previsões dos analistas, que têm, nas últimas semanas, revisto em baixa a previsão de andamento da economia, havendo quem anteveja uma nova recessão, como a Capital Economics e a Economist Intelligence Unit, ou uma estagnação, como a FocusEconomics.

Em abril deste ano, o Governo angolano reviu em baixa a estimativa de crescimento, de 3,2% este ano esperados no final do ano passado, para 0,4%.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.