Covid-19: Suspensos voos entre Díli e Kupang, Indonésia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Os voos entre as duas capitais da ilha de Timor, Díli e Kupang, foram hoje suspensos e por tempo indefinido, devido às novas restrições fronteiriças aplicadas pelas autoridades de Timor Ocidental, anunciou a transportadora.

“Em cumprimento das ordens do governador de Nusa Tenggara Timur, os voos entre Kupang e Dili foram suspensos. Os voos só poderão ser retomados depois das restrições de viagens serem levantadas”, informou a Air Timor numa publicação na rede social Facebook.

“O voo de hoje da Air Timor Kupang-Dili-Kupang será o último voo até indicação em contrário”, acrescentou a empresa, notando que ainda há lugares disponíveis no voo de hoje.

A interrupção do serviço surgiu após a decisão da província indonésia de Nusa Tenggara Timur, que inclui Timor Ocidental, de fechar as fronteiras como medida preventiva da pandemia da Covid-19.

“A fronteira está agora fechada”, confirmou o embaixador indonésio Sahat Sitorus, à Lusa.

Centenas de pessoas atravessam diariamente as fronteiras terrestres, com uma permeabilidade significativa fora dos postos formais de controlo fronteiriço.

O embaixador afirmou que o ministro da Administração Interna indonésio “solicitou já ao comandante do exército um reforço do controlo nas fronteiras não formais” terrestres com Timor-Leste.

Paralelamente ao corte dos voos entre Díli e Kupang, Sahat Sitorus disse à Lusa que a empresa Citilink, que assegura ligações regulares entre a capital timorense e Bali, vai reduzir as ligações diárias para apenas um voo por semana, ao domingo.

“Estamos ainda à espera da decisão da Sriwijaya”, disse o diplomata, numa referência à atual companhia que voa entre Bali e Díli, cuja administração está reunida para analisar a situação.

A transportadora Air Timor já tinha anunciado uma redução, na ligação com Singapura, dos dois voos semanais para um.

Já a empresa AirNorth, que viaja para Darwin, reforçou hoje as ligações com um voo extra para responder à elevada procura de cidadãos australianos que estão a tentar regressar ao país.

O voo de hoje é o último que vai permitir a entrada de estrangeiros e não residentes na Austrália, antes da entrada em vigor a partir das 21:00 (10:00 em Lisboa), da medida de restrição.

Não há ainda informação sobre se a AirNorth vai manter as ligações diárias com Timor-Leste.

Timor-Leste não tem ainda casos confirmados da Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Destaque também para o Irão, com 1.284 mortes em 18.407 casos.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.