Eurodeputados votam certificado covid no regresso pouco fluído a Estrasburgo



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O Parlamento Europeu deverá aprovar na próxima semana o certificado digital covid-19, no regresso das sessões plenárias a Estrasburgo, França, mais de um ano depois, mas em formato híbrido e com muitos eurodeputados a participarem remotamente.

Numa altura em que o departamento francês do Baixo Reno continua sob fortes restrições sanitárias devido à pandemia, o Parlamento Europeu decidiu ainda assim voltar a celebrar sessões plenárias em Estrasburgo, cidade que mantém um recolher obrigatório a partir das 21:00.

O regresso a Estrasburgo, que não acolhe sessões desde fevereiro de 2020, não é todavia consensual, face a todas as restrições ainda em vigor tanto na Bélgica como em França, incluindo a obrigatoriedade de quarentena no regresso à Bélgica mesmo para os membros do Parlamento Europeu, pelo que serão muitos os parlamentares, incluindo portugueses, que participarão virtualmente nesta ‘rentrée’.

Com uma agenda muito preenchida, o destaque vai precisamente para a anunciada aprovação do documento que a UE decidiu criar para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia da covid-19, a tempo de ‘salvar’ a época de verão, o “certificado digital covid-19 da UE”, que comprova que o seu titular já foi vacinado, recuperou da doença ou testou negativo.

Na sequência do acordo político alcançado em 20 de maio entre a presidência portuguesa do Conselho e representantes do Parlamento Europeu, a assembleia deverá aprovar o certificado numa votação que terá lugar na terça-feira (com os resultados a serem conhecidos na quarta-feira de manhã, por o processo de contagem de votos à distância ser mais complexo e moroso).

Uma vez aprovados pelo plenário, os regulamentos terão de ser formalmente adotados pelo Conselho e publicados no Jornal Oficial da UE, com vista à sua entrada em vigor em 01 de julho.

Numa sessão com uma série de debates e resoluções previstos sobre matérias de política externa (com Bielorrússia à cabeça) e económicas (destacando-se a avaliação em curso dos planos nacionais de recuperação e resiliência dos 27), o Parlamento Europeu vai anunciar, na quarta-feira, o vencedor da edição de 2021 do «Prémio Lux» de cinema.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.