Portugal foi o país convidado de Honra do Mercado Abastecedor da região de Bruxelas 2017.



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Portugal foi país convidado de honra da terceira edição da “Nuit des Portes Ouvertes”, organizada pelo Mercado Matinal de Bruxelas, na noite do 15 a 16 de Setembro, da meia-noite às 7 da manhã. O evento realiza-se de dois em dois anos e o último país convidado foi a França em 2015.

Este evento é apoiado pela AICEP, por intermédio da sua representação em Bruxelas e em parceria com a Portugal Foods e a ALIF-Associação da Indústria Alimentar pelo Frio. Esta iniciativa contou com o apoio da Embaixada de Portugal no Reino da Bélgica.

O Mercado Matinal de Bruxelas, é o equivalente do Mercado Abastecedor da região de Lisboa, e fornece alimentos para cerca de 1.5 milhões de pessoas e 12.000 hotéis, cafés e restaurantes. Possui 5 salas cobertas, 40.000 m2 de espaço comercial, o equivalente a 14 campos de futebol; 1.000 m2 de frigoríficos, 1.600 vagas de estacionamento e 2 cafetarias.

Em média, recebe mais de 23 mil visitas por mês. No mercado trabalham entre 500 e 700 pessoas, circulam por semana cerca de 9.000 toneladas de produtos e o volume de negócios é de cerca de 500 milhões de euros por ano.

Este mercado também conhecido como a barriga de Bruxelas, existe há mais de um século. Durante décadas foi realizado na Grand-Place e nas ruas vizinhas. Desde 1973, o mercado está estabelecido ao longo do canal.

Mais de 100 produtores e grossistas oferecem frutas e legumes, carnes e salsichas, aves e caça, peixe e crustáceos, queijos e produtos lácteos, uma grande variedade de bebidas, flores e plantas. Para além dos produtos Belgas, existem produtos oriundos de tudo o mundo, reflectindo a diversidade de comunidades e restaurantes existentes em Bruxelas.

A exposição contou com a participação portuguesa representada através de produtos de qualidade de 15 empresas nacionais, incluindo, entre outros produtos; carne e peixe frescos, fruta fresca e desidratada, mercearia, azeite, compotas e mel, charcutaria, queijo, vinhos e produtos vegan/bio, oriundos do Continente e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Entre as várias empresas presentes esteve a Sabores do Vez – Fumeiro Tradicional, de Arcos de Valdevez. Esta empresa que foi criada com o apoio de fundos europeus e inaugurada pela Ministra da Agricultura Dra. Assunção Cristas; está vocacionada para a produção de enchidos e fumados de qualidade como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos do território rural do Alto Minho e em particular de Arcos de Valdevez.

A produção respeita os métodos tradicionais de fabrico, mas obedecendo a todos os requisitos de higiene, normas europeias e controlo de qualidade alimentar exigidos por lei. A produção tem como base os saberes e os sabores tradicionais das Terras do Vale do Vez e do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Para além da Sabores do Vez, esteve presente também uma empresa de Ponte de Lima e a animação musical esteve a cargo do António Fernandes da Ponte da Barca, que com a sua concertina trouxe um toque da nossa música a este evento.

O grande objectivo desta acção foi promover o sector agro-alimentar português, contribuir para a sua internacionalização, aumentar a presença no Mercado da Saudade e a expansão para o Mercado da Qualidade; e facultar os contactos directos com os compradores presentes na Bélgica; sejam eles da pequena ou grande distribuição ou do sector Horeca (Hotéis, Cafés e Restaurantes), aumentando as trocas comercias entre os dois países, já existentes há mais de 8 séculos.

Esta foi mais uma oportunidade de mostrar que Portugal faz bem, juntos dos profissionais do ramo e do público em geral. Mostrar o nosso potencial no domínio da gastronomia, na capital da Bélgica, capital da Europa e de um país com fortes tradições gastronómicas e que tem mais estrelas do guia Michelin per capita que a própria França.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Victor Alves Gomes
Author: Victor Alves GomesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.