Cecília Meireles quer saber em que ponto está o estudo sobre a população de javalis em Portugal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A deputada do CDS Cecília Meireles questionou a Ministra da Agricultura e o Ministro do Ambiente e Ação Climática no sentido de saber em que ponto está a aplicação da Resolução da Assembleia da República n.º 186/2019, de 16 de setembro – que recomenda ao Governo que apresente e publique um estudo sobre a população de javalis em Portugal –, e também se os dois ministérios estão a trabalhar em conjunto com base nas recomendações feitas.

Quer através de perguntas escritas quer através de projetos de resolução apresentados na Assembleia da República, o CDS-PP tem, nos últimos anos, vindo a chamar a atenção do Governo para o aumento da população de javalis e o perigo que isso representa a vários níveis.

Dos vários projetos apresentados pelo CDS-PP, o Projeto de Resolução Nº 2031/XIII-4ª foi aprovado, dando origem à Resolução da Assembleia da República n.º 186/2019, de 16 de setembro, e que recomenda ao Governo que apresente e publique um estudo sobre a população de javalis em Portugal, e entre outros, nomeadamente que:

«1- Apresente, publique e publicite, no prazo de três meses, um estudo sobre a dimensão e densidade da população de javalis em Portugal, podendo recorrer ao recém-criado Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade, que inclua informação detalhada sobre os seguintes aspetos:

  1. a) A distribuição espacial dos efetivos populacionais;
  2. b) A evolução temporal dos efetivos populacionais;
  3. c) Relação dos pedidos de controlo de densidade populacional de javalis e sua distribuição espacial por concelho; 

[…] 

  1. e) Relação dos prejuízos causados aos agricultores, em particular na pequena agricultura, e indemnizações concedidas pelo Estado, por entidades gestoras de zonas de caça e por outras entidades ou particulares.

2- Assegure o financiamento deste estudo através de um reforço das verbas afetadas ao Fundo Florestal Permanente, com base nas receitas em licenciamento de caça.

3- Implemente as necessárias medidas, legislativas ou não, por forma a, com urgência, elaborar um plano de controlo da densidade da população de javalis e do seu estado sanitário, no território nacional, a definir de forma participada e a executar sob responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. 

[…] 

6- Estabeleça uma medida expedita para ressarcimento célere e desburocratizado dos pequenos agricultores pelos prejuízos causados por javalis.»

Infelizmente, cerca de um ano depois da publicação da referida Resolução da Assembleia da República o problema mantém-se e cremos mesmo que se agravou, sendo que o Grupo Parlamentar do CDS-PP recebe, reiteradamente, exposições de problemas causados por javalis, muitas vezes com graves prejuízos materiais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.