Chega aposta em Évora em antigo professor Humberto Baião



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O professor aposentado Humberto Baião, que já chegou a ser militante do PS, é o candidato do partido Chega à Câmara de Évora nas eleições autárquicas deste ano, revelou hoje o próprio à agência Lusa.

O cabeça-de-lista indicou que aceitou o convite do Chega para liderar a candidatura do partido à presidência deste município alentejano, liderado pela CDU, depois de o seu nome ter sido proposto pela concelhia e aprovado pela distrital.

"Senti-me honrado e orgulhoso por me ser reconhecida qualidade" para encabeçar a lista, afirmou o candidato, agradecendo a "oportunidade" que lhe deu o partido para "poder fazer alguma coisa" pela cidade alentejana.

Humberto Baião, que militou no PS, entre 2000 e 2004, considerou estar "preparado para o desafio" de se candidatar pelo Chega em Évora, estabelecendo como objetivo a vitória na "corrida" à presidência do município nas próximas autárquicas.

Militante do Chega desde 2019, Humberto Ventura Palma Baião, de 66 anos, é natural de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, mas vive em Évora desde os sete anos.

É licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade de Évora e foi professor do ensino secundário e formador em instituições públicas e privadas, mas já está aposentado.

Em 2003, no início do conflito armado no Iraque, Humberto Baião foi voluntário de paz e esteve um mês em Bagdade, tendo, dessa experiência, escrito o livro "A Guerra no Iraque: a Experiência inesquecível de um voluntário de paz".

Este é o terceiro candidato oficialmente anunciado à Câmara de Évora, depois de já terem sido divulgadas as candidatura de Henrique Sim-Sim, pela coligação PSD/CDS-PP, e de José Calixto, atual autarca de Reguengos de Monsaraz, pelo PS.

A Câmara de Évora é liderada pelo comunista Carlos Pinto de Sá, que está a cumprir o segundo mandato.

O executivo municipal de Évora é formado por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um do PSD.

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas por lei realizam-se em setembro ou outubro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.