Covid-19: MAI anuncia legalização provisória para mais imigrantes ilegais



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro da Administração indicou hoje que 246 mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal devido à pandemia de covid-19 e anunciou que mais cidadãos estrangeiros podem vir a beneficiar deste direito.

Na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, Eduardo Cabrita explicou que os 246 mil cidadãos estrangeiros que ficaram com a situação regularizada foram aqueles que tinham processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras até 18 de março, altura em que foi decidido decretar o estado de emergência devido à pandemia de covid-19.

O ministro avançou a “extensão desses direitos para aqueles que chegaram depois de 18 março face à previsível restrição de direitos mais elevada”, referindo-se ao possível estado de emergência que deve ser novamente decretado.

Segundo Eduardo Cabrita, os imigrantes vão ficar com a situação resolvida provisoriamente até 31 de março de 2021.

O governante revelou também que os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal continuam a aumentar, totalizando 634 mil até setembro, contra os 580 mil residentes em finais de 2019.

Eduardo Cabrita sublinhou que o Governo considera “positivo o crescimento dos cidadãos estrangeiros em Portugal”.

O ministro disse ainda que “Portugal é o quarto país que recebeu maior número de menores não acompanhados”, frisando que na semana passada chegaram ao país 22 jovens oriundos de campos de refugiados da Grécia.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.