
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Fundação Europeia de Estudos Progressistas foi palco de um debate organizado pela Secção de Bruxelas do Partido Socialista sobre o futuro da família socialista europeia e o próximo Conselho do Partido Socialista Europeu que se irá realizar em Lisboa nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro.
O debate teve como oradora principal a Deputada Europeia Maria João Rodrigues, que partilhou com todos os presentes a sua visão sobre as escolhas e as decisões que terão de ser tomadas nos próximos tempos no campo da política europeia e mais concretamente da parte da família socialista.
Maria João Rodrigues, que é também Presidente da Fundação que acolheu este evento, relembrou o papel histórico que Portugal sempre desempenhou na construção europeia, com o Tratado de Lisboa e também com a conhecida estratégia de Lisboa, afirmando a todos os presentes que esta próxima reunião do Partido Socialista Europeu em Lisboa pode marcar um ponto de viragem no campo das políticas europeias.
Durante o debate foi defendido o papel que as políticas sociais devem desempenhar no futuro da Europa e a Professora Maria João Rodrigues, como uma das principais responsáveis pela recente aprovação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, não deixou de salientar que é fundamental acompanhar esta proclamação de medidas concretas por parte da união europeia.
O debate que contou com a participação de vários militantes e simpatizantes do Partido Socialista em Bruxelas tratou ainda de outros assuntos como o futuro das políticas progressistas e a necessidade de defender uma Europa mais preocupada com o crescimento e menos com a austeridade.
Este foi o segundo debate organizado este ano pela Secção de Bruxelas do Partido Socialista com Deputados Europeus, sendo que o primeiro tinha contado com a presença do Deputado Carlos Zorrinho e o tema abordado foi o da globalização.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades