Parlamento aprova audição urgente do ministro da Defesa sobre aviões C-295



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, requerimentos de PSD e BE para uma audição do ministro da Defesa, com urgência e em reunião extraordinária, sobre prejuízos do Estado português na compra de 12 aviões C-295.

A iniciativa dos bloquistas, aprovada na comissão parlamentar de Defesa, incluiu também a audição do antigo ministro da Economia do Governo PSD/CDS-PP Álvaro Santos Pereira, uma vez que o negócio e processo de compra daquelas aeronaves de transporte tático à empresa europeia Airbus Defense and Space (ADS) começou em 2012.

A comissão parlamentar de Defesa vai agora agendar as reuniões com João Gomes Cravinho e Álvaro Santos Pereira.

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu no início de agosto que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pela falta de contrapartidas na compra dos aviões C-295, também utilizados para patrulha marítima.

O texto do PSD elencou ainda como assuntos a esclarecer com Gomes Cravinho: a “derrapagem” no custo das obras de reabilitação do antigo Hospital Militar de Belém para cerca de 2,6 milhões de euros - mais de três vezes os 750 mil inicialmente estimados -, bem como o processo de aquisição de drones pelo Exército para vigilância de fogos florestais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.