Cimeira internacional arrecada mais 2,4 mil milhões para distribuição de vacinas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - Líderes de quarenta países e várias organizações e empresas comprometeram-se hoje a contribuir mais quase 2,4 mil milhões de dólares para o mecanismo Covax distribuir vacinas da covid-19 pelos países mais pobres.

O presidente da Aliança Global das Vacinas (Gavi), José Manuel Durão Barroso, considerou que os compromissos assumidos hoje numa cimeira internacional coorganizada com o Governo do Japão "lançam um caminho para o fim da pandemia".

O Covax atingiu 9,6 mil milhões de euros em financiamento para compra de vacinas e 807 milhões para entregas, prevendo-se que permitirão proteger quase 30% da população adulta em 91 países de rendimentos mais baixos, com entregas previstas para este ano e para o início de 2022.

Os países participantes na cimeira de hoje comprometeram-se ainda a doar mais de 54 milhões de doses que têm em excesso, atingindo-se uma reserva total superior a 132 milhões de doses para o Covax.

Entre este ano e 2022, o COVAX tem prevista a entrega de 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

O Governo do Japão, representado pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga, aumentou de 200 milhões para mil milhões o seu contributo para o Covax.

No encerramento da cimeira, Durão Barroso assinalou os 300 milhões de euros adicionais prometidos pela Comissão Europeia e pelo Banco de Investimento Europeu, que permitirão ao COVAX "comprar rapidamente vacinas para os países da África sub-Saariana".

Vários parceiros privados da Covax comprometeram-se com donativos de 300 milhões de euros.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que o Covax permite atingir "uma distribuição mais igualitária" da vacina contra a covid-19, "uma das melhores armas para acabar com a pandemia".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.