Abaixo-assinado sobre rede consular mobiliza 2.105 portugueses na Bélgica


Foto: Pedro Rupio

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A situação da rede consular na Bélgica tem vindo a degradar-se radicalmente nos últimos anos. Verificando-se a ausência de medidas de fundo que visem resolver as diversas lacunas expostas às autoridades competentes em várias ocasiões, a Comunidade manifestou o seu descontentamento através de um abaixo-assinado que exige a resolução imediata dos pontos seguintes:


Restabelecimento do sistema de atendimento direto
Restabelecimento de 5 funcionários no atendimento ao público em Bruxelas
Pleno funcionamento dos Consulados honorários de Antuérpia e Liège

Num curto espaço de tempo, os portugueseses de Antuérpia, Bruxelas, Gent, Herenthout, Liège, Poulseur, Sint-Genesius-Rode, Sprimont, Tubize e Waterschei mobilizaram-se exemplarmente recolhendo 2.105 assinaturas para um abaixo-assinado que foi entregue hoje ao Sr. Embaixador de Portugal na Bélgica.

A secção consular em Bruxelas conta hoje com apenas três funcionários no atendimento ao público. Há um ano e meio, eram cinco os funcionários que atendiam uma comunidade composta por cerca de 73.000 portugueses. Além disso o Consulado honorário de Antuérpia fechou em 2012 e o Consulado honorário de Liège deverá seguir o mesmo caminho proximamente.

Enquanto não houver um número adequado de funcionários no atendimento ao público, o telefone continuará a tocar sem ser atendido e a demora na resposta aos mails será cada vez mais longa.

As Comunidades Portuguesas em geral, e a Comunidade Portuguesa da Bélgica em particular, são um grande motor da economia nacional, não só através das remessas mas também na exportação de produtos e serviços portugueses ou nos investimentos feitos em Portugal pelos “investidores da Diáspora”, só para citar estes exemplos.
Por essa razão, mas também porque somos portugueses, não compreendemos porque o Estado insiste em estar de costas voltadas para os portugueses residentes no estrangeiro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.