As cartas de uma secretária imprudente!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES PORTUGUESAS NA BÉLGICA

Pensada e desejada ainda antes do ano 2000 só nove anos depois viria a constituir-se a Federação das Associações Portuguesas na Bélgica, com os objectivos mais ou menos definidos pelo Movimento Associativo já instalado há décadas. Criar uma estrutura que levasse a uma maior cooperação e proximidade, tratar com mediação e diplomacia, reclamar e exigir em conjunto, definir e orientar colectivamente, criar boas relações entre os diferentes organismos, solidificar analogias, captar parceiros na defesa de direitos, constituir grupos de cooperação nomeadamente no pedido de apoios, divulgar e promover as pessoas e as actividades... Uma federação criada para servir a causa do associativismo e nunca para ser, seja de quem for, uma qualquer projecção pessoal.

A FAPB foi um parto complicado e nunca funcionou para as causas que defendeu no processo da sua criação. Sobrevive, guarda o nome e um funcionamento mínimo, para reaparecer por ocasião da festa do Dia de Portugal; assume a sua organização há cerca de três edições...
Passado esse evento, que também celebra Camões e as Comunidades, a federação parte de férias. Regressa para nova tentativa organizativa, com mais acção e empenho, no âmbito das suas competências. Por muito esforço que faça, não consegue, nem mediar, nem dinamizar em ocasiões consideradas mais importantes; as poucas associações que a integram continuam a defender a sua autonomia.

A boa gestão e funcionalidade da estrutura depende em boa medida dos seus responsáveis. Uma Direcção que tenha a mesma sensibilidade, unida nos propósitos e directivas. Pode o presidente ser boa pessoa, competente, perspicaz e ambicioso. Ser coerente e conciliador... O que é o caso actualmente. Admiramos a capacidade de encaixe e a paciência do Presidente, Sr. Carlos Monteiro Capelas.

Pode o tesoureiro ser habilitado e honesto, respeitado e consequente... Mas se a pessoa sobre quem recai o secretariado for leviana, exaltada e insolente... está tudo estragado! Uma secretária que a preço zero decide, à revelia de tudo e de todos, ultrajar pessoas e instituições com ligação directa ao movimento associativo. Sim, a Sra. Lídia Martins de seu nome, induzida por maléficos instintos, lança, oralmente e por escrito, insidiosos ataques com o intuito de destabilizar e destruir. A sua má fé levou-a recentemente a cruzar mensagens de teor insultuoso com o Director da LusoProductions que, diga-se, tem desenvolvido um trabalho de qualidade junto da comunidade portuguesa e da sociedade de acolhimento. A violência das suas palavras, alucinada, não destabilizou o seu interlocutor, que pediu harmonização e diálogo. Face às graves acusações de que foi alvo, Tony da Silva pediu por três vezes uma reunião, para, em torno da mesa, se encontrar o devido consenso. A falar é que a gente se pode entender! Mas não. A sra. Martins optou pelo silêncio como forma de resposta. Recusou dialogar, esclarecer e até pedir desculpas. Insidiosa e arrogante prossegue os prepotentes intentos de supremacia e prevalência.

A prestação de bons e leais serviços passa pelo carácter de humildade e compreensão. Podemos discordar e até contestar, mas sempre nos moldes da tal cidadania que apregoa, mas não pratica! É também uma questão de boa educação e respeito. Nem toda a gente é capaz de o fazer e cada um dá do que tem. Na vida e em qualquer circunstância, não vale tudo! Quando se assume responsabilidades de teor associativo, não se pode disparatar, nem insultar e ainda menos caluniar; que horror para quem se refugia na ideia de pertencer a uma família honrada!

Quisemos dar a conhecer este triste episódio, no intuito do esclarecimento e da transparência; de um lado a imprudência e a brutalidade. Da nossa parte, a devida calma e a paciência. E também a vontade manifestada em sanar e resolver. Estamos de bem com a vida e com aquilo que desenvolvemos junto da comunidade portuguesa há mais de quinze anos! Temos a credibilidade e a confiança de todos. Temos os meios e os apoios para prosseguir um trabalho sério, eficaz, produtivo... que une, dinamiza e promove. Por isso, nada nem ninguém nos vai desencorajar. Propósitos tais que definem a nossa acção e compromisso, ao serviço de todos. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.