Covid-19: Consulados portugueses em França fechados até ordem em contrário



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - Os consulados portugueses espalhados pelo território francês vão estar fechados a partir desta segunda-feira e todas as marcações foram automaticamente anuladas e remarcadas para data posterior, exceto emergências, anunciou em comunicado a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Seguindo as indicações do primeiro-ministro, Édouard Philippe, que anunciou na noite de sábado a passagem ao nível 3 de epidemia em França e o fecho de todos os estabelecimentos não vitais para a vida do país, a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesa decidiu fechar todas as suas representações em França.

"Atendendo a este cenário e tendo como primeira preocupação a proteção de utentes, funcionários e respetivas famílias, a Secretaria de Estado da Comunidades Portuguesas, com a concordância da Embaixada de Portugal em Paris, autorizou o encerramento ao público de todos os Postos Consulares da Rede Consular de Portugal em França até nova ordem", lê-se no comunicado publicado no portal da Internet.

Tal como está a ser indicado para as escolas ou para estabelecimentos comerciais, ainda não há data para a reabertura destas estruturas que dão apoio aos cidadãos portugueses em solo francês e onde, entre outras coisas, é possível fazer registos de nascimento, do cartão do cidadão e do passaporte.

Os postos vão ficar atentos a emergências e será possível contactar os Consulados ou o Gabinete de Emergência Consular através de correio eletrónico.

"Durante o período de encerramento ao público os Postos assegurarão apenas o atendimento de emergências, desde que devidamente comprovadas, que deverão ser sinalizadas para os ‘emails’ a disponibilizar pelos Postos Consulares ou para o Gabinete de Emergência Consular", pode ler-se também no comunicado.

No entanto, a "emissão de documentos de viagem ou identificação, a entrega dos mesmos, atos de registo civil e de notariado não são consideradas emergências atendendo ao confinamento generalizado que está em vigor" segundo as autoridades portuguesas.

As marcações vão ser todas anuladas e remarcadas quando for possível assegurar novamente o atendimento ao público.

Em França há quatro consulados gerais em Paris, Estrasburgo, Lyon e Marselha, assim como um vice-consulado em Toulouse e um escritório consular em Nantes. Há ainda vários consulados vários consulados honorários.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.