I CINE FEST LUSO MUNDO



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Estas foram as palavras de Monica Musoni, assessora de imprensa do Cinefest Luso Mundo, que está a decorrer des-de ontem até dia 29 de outubro em vários locais de Bruxelas.

O festival foi possível graças ao apoio das Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal. Para a edição deste ano, o festival tem o nome "Mulheres e Musas", com o objetivo de mostrar o trabalho de várias diretivas femininas.

Filmes que descrevem a vida das mulheres no mundo através de diferentes lentes, muitas vezes de ângulos inexplorados e novos.
Na Bélgica, encontra-se o festival Elles Tournent, tão importante para as cineastas femininas. E este ano, Flagey e Cinematek organizaram um ciclo dedicado a cineastas flamengas.

"Existem vários festivais de cinema exclusivamente dedicados as mulheres, festivais que visam mudar uma indústria que ainda é dominada por homens", disse Musoni.
"Mas quando escolhemos dedicar a 1ª edição às mulheres, foi mais o facto de todos sabermos que viemos de diferentes países de língua portuguesa, com a percepção de gênero e as mulheres em cada uma sendo diferentes e ainda tão parecidas. "

A Bélgica tem uma história muito rica de imigração portuguesa, que deu muita vida e diversidade a tantos bairros em Bruxelas.


 Press Release

“Mulheres e Musas”
BRUXELAS, 23 a 29 de OUTUBRO 2017


O CINE FEST LUSO MUNDO lança a sua Iª Edição sob o tema “Mulheres e Musas”, com uma selecção filmes oriundos de 4 continentes, que abordam o universo feminino e suas nuances, naquela que é uma celebração do cinema lusófono, a acontecer entre 23 e 29 de Outubro, em vários espaços da cidade de Bruxelas.

O CINE FEST LUSO MUNDO lança a sua Iª Edição sob o tema “Mulheres e Musas”, com uma selecção filmes oriundos de 4 continentes, que abordam o universo feminino e suas nuances, naquela que é uma celebração do cinema lusófono, a acontecer entre 23 e 29 de Outubro, em vários espaços da cidade de Bruxelas.

O CINE FEST LUSO MUNDO é uma mostra audiovisual temática de pesquisa centrada no cinema de produção Lusófona, para abordar temas específicos, escolhidos a cada edição. Na edição de 2017, “Mulheres e Musas” centra-se no universo feminino para dar a conhecer realizadores e filmes que foquem a sua condição nas suas várias vertentes, com diversas atividades previstas e projecção de cerca de 40 filmes, de 6 países de língua oficial portuguesa.

Além da exibição dos filmes, o conceito do CINE FEST LUSO MUNDO amplia-se a encontros para debates e intercâmbios no modelo de CINE-DEBATE, com a presença de realizadoras, ativistas, experts em questões de gênero e identidade.

O Centro Cultural Bruegel, Marolas, receberá uma maratona de projeções entre 28 e 29 Outubro, onde será possível assistir a uma programação variada de formatos - curtas e longas-metragens - e géneros, entre filmes documentários, ficções e animações; voltadas para o grande público. Com "Oficina de histórias" criámos um atelier dedicado ao público mais jovem.

O Encontro promoverá uma RESIDÊNCIA CRIATIVA, com o desafio de produzir uma curta-metragem ao longo da semana. Sob a direcção artística da pesquisadora e artista visual Fernanda Gomes, produtores, realizadores, actores e artistas de vários sectores criativos locais e internacionais, são convidados a participar na primeira produção luso-belga.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.