Impacto da COVID-19 na população portuguesa da Bélgica



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Com uma população de cerca de 11 milhões de habitantes, a Bélgica tem sido uma das nações mais atingidas pela COVID-19. No início de junho, registavam-se cerca de 60 mil casos positivos e 10 mil mortes devido à COVID. O vírus afectou também duramente a economia. O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB diminua cerca de 7% durante este ano.

Segundo o observatório da Emigração, existem cerca de 36 mil portugueses a viver na Bélgica. Na comunidade lusa, os efeitos da pandemia foram sentidos de maneira diferente. No supermercado Nova Primavera, por exemplo, o balanço desta época é positivo.

Já no restaurante Portugal, tal como noutros estabelecimentos do sector, a adaptação a esta nova normalidade ocorreu de forma gradual.

No passado dia 3 de junho, o governo belga divulgou as novas medidas para a terceira fase do desconfinamento. A partir do dia 8, cafés, bares e restaurantes poderão reabrir. Até agora, os estabelecimentos estavam apenas autorizados a servir refeições e bebidas para fora. No entanto, a retoma antevê-se difícil e tem causado alguma apreensão nos profissionais do sector.

Com: Inês Valadas, Rúben Castro e Tony Da Silva

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.