Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Cerca de duas dezenas de portugueses, membros da Ordem dos Companheiros de São Vicente, Confraria dos Vinhos de Portugal, reuniram-se esta manhã, dia 22 de janeiro, no largo do Manneken Pis, para celebrar o dia de São Vicente, padroeiro da vinha e do vinho. Trajado a rigor, o mais emblemático monumento da Bélgica passará o dia vestido com as cores portuguesas.
Cecília Vidigal, presidente da Ordem dos Companheiros de São Vicente, Confraria dos Vinhos de Portugal, destacou a honra de ver um dos mais importantes símbolos da Bélgica vestido com os trajes da confraria, uma capa e chapéus negros, com linhas em tons da bandeira portuguesa.
Em relação ao vestuário, “é uma síntese da capa dos estudantes de Coimbra e da capa dos pastorinhos. Em Portugal temos estas tradição das capas. A isto, juntam-se as cores portuguesas, que por acaso são as mesmas cores da cidade de Bruxelas”, afirma Cecília Vidigal.
Fundada a 5 de maio de 1982, a Ordem dos Companheiros de São Vicente, Confraria dos Vinhos de Portugal tem como objetivo promover o vinho português na Bélgica. Com cerca de 30 membros de várias nacionalidades, o grupo celebra este ano 40 anos de existência.