Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Gala vai decorrer em maio e incluirá uma nova categoria. Candidaturas a sete das 14 categorias têm início já a 19 de dezembro e decorrem durante um mês. Os nomeados serão divulgados em abril.
A 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa realizar-se-á a 16 de maio, no Coliseu de Lisboa. A gala será emitida em horário nobre e em direto pela RTP1, RTP África, RTP Internacional, RTP Play e Antena1.
Entretanto, a partir de 19 de dezembro, artistas e editoras já podem apresentar as suas candidaturas a sete das 14 categorias existentes: Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Fado, Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Melhor Álbum Jazz, Artista Revelação, Prémio Lusofonia, sendo que nesta edição terá lugar pela primeira vez uma nova categoria a concurso, a de Prémio Música Ligeira e Popular.
As candidaturas podem ser efetuadas durante um mês, até às 23:59:59 de 19 de janeiro de 2024, através do formulário para o efeito (*) disponível no site oficial dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, onde poderão encontrar também o Regulamento em vigor para esta edição.
Sem necessidade de candidatura, os PLAY premeiam ainda as categorias Melhor Grupo, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Masculino, Vodafone Canção do Ano, Melhor Álbum, Prémio da Crítica e Prémio Carreira. Os nomeados de 2024 serão revelados em abril, em conferência de imprensa, em data e em local a anunciar.
Recorde-se que na edição passada, em 2023, foram nomeados 46 artistas em 13 categorias, tendo saído vencedores nomes como, Ana Moura, Ivandro, Aldina Duarte, Nena, Slow J e X-Tense, Calema, Ricardo Toscano Trio, Ensemble Bonne Corde e Sérgio Godinho.
Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela AUDIOGEST e pela GDA, entidades que representam, respetivamente, as editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes e os artistas, intérpretes e executantes.
Criados em 2019, os Prémios PLAY têm como missão celebrar e promover os maiores sucessos da música portuguesa, contribuindo para o reconhecimento do trajeto profissional dos artistas nomeados e vencedores e, consequentemente, para o desenvolvimento cultural e económico do país.
Os PLAY têm vindo a assumir-se como a maior reunião de artistas e profissionais da indústria musical e também como a grande festa da música portuguesa, ocupando um lugar cada vez mais relevante no calendário de artistas, editoras, produtores, agentes, managers e público.
(*) NOTA: O formulário só vai estar disponível no site a partir de 19 de dezembro, terça-feira, dia em que começam as candidaturas.