Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Coordenação do Ensino Português no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos (CEPE Benelux) dinamiza, nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023, a sexta edição das Jornadas Pedagógicas da CEPE Benelux, reunindo o corpo docente adstrito aos cursos EPE no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Os trabalhos decorrem nas instalações do eduPôle, em Walferdange (Luxemburgo) e centram-se na definição dos planos de ação da CEPE para 2023.
Na manhã do dia 16 de fevereiro, após a sessão de abertura, Rui Vicente de Azevedo, em representação do Camões, I.P., apresentará o Projeto de Digitalização do Ensino Português no Estrangeiro. De seguida, serão apresentadas as conclusões do segundo relatório de monitorização dos cursos complementares, desenvolvido pela Coordenação do Ensino Português e pelo MENJE, Ministério da Educação luxemburguês.
Durante a tarde, serão analisados os planos de atividades de comunicação e visibilidade, de formação de professores e de promoção e divulgação da língua portuguesa, de forma a perspetivar o reforço, a diversificação e o acompanhamento da oferta de cursos em/de português nos três países que integram a CEPE Benelux.
O dia 17 de fevereiro é totalmente consagrado à primeira sessão presencial da oficina de formação “Desenvolvimento da competência de mediação interlinguística na aula de línguas”, da responsabilidade de Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo, Alemanha), Mónica Bastos (Coordenação do Ensino Português no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos) e Maria de Lurdes Gonçalves (Coordenação do Ensino Português na Suíça).