Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Casa do Concelho de Castro Daire realizou a sua 29ª Edição do Castro Daire Abraça Lisboa, nos passados dias 19, 20 e 21 de maio.
Uma sessão de Fados, com uma dezena de fadistas, no sábado, no Parque Urbano Vale Fundão, em Marvila, marcou o arranque da iniciativa. No dia seguinte realizou-se o 24º Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire, o Rancho Folclórico de Sta Quitéria, de Cinfães, o rancho Folclórico “Os Minhotos da Ribeira da Lage”, de Oeiras e o Rancho Folclórico de Celavisa, de Arganil. À noite, o bailarico animou a multidão que não arredou pé.
No domingo, o desfile, na Praça do Comércio, a maior e mais emblemática praça de Lisboa, com os grupos da Casa, Rancho Folclórico e Grupo de Concertinas, os grupos convidados: Rancho Folclórico Santa Maria de Moledo, Rancho Folclórico Flores da Aldeia de Mosteirô e a Sociedade Filarmónica de Mões.
Neste Castro Daire Abraça Lisboa, juntou-se ao desfile um rebanho conduzido por uma dezenas de pastores, uma recriação ancestral alusiva “Á Última Rota da Transumância”, um momento inédito que marcou esta edição de forma muito especial e bonita. A manhã terminou com uma breve atuação dos grupos.
Depois do almoço, continuou a Mostra Castrense, com as atuações dos grupos no Parque Urbano Vale Fundão, freguesia onde está sediada a Casa.
Os parceiros da Casa do Concelho de Castro Daire marcaram presença. A Câmara de Castro Daire, através dos vereadores Pedro Pontes, do Turismo e do Associativismo e Armando Lemos, da Educação; a Câmara de Lisboa, o Vereador da Cultura, Diogo Moura e a diretora da Divisão de Cultura, Laurentina Pereira e a Junta de Freguesia de Marvila, o presidente José Videira, assim como muitos Castrenses e Amigos.
A Casa do Concelho de Castro Daire, começa já a trabalhar para o 30º Castro Daire Abraça Lisboa, em 2024!
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades