Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Confirma-se a triste realidade de que os emigrantes só são lembrados pela maioria dos políticos portugueses no 10 de junho ou em períodos eleitorais, como podemos ver mais uma vez. E sendo período de pré-campanha, inicia-se a época do vale tudo e da boa-vontade. Surgem novas oportunidades, encontram-se verbas suficientes para processos antes ditos impossíveis. E tudo, só para conseguir mais uns votos para atingir os fins, e os fins acabam sempre por justificar os meios. É revoltante.
A Bélgica não tem interesse para os nossos políticos, já que raramente marcam encontro com a nossa comunidade. Já em França ou na Alemanha, ou ainda no Luxemburgo, vê-se o contrário: são os países de eleição. Há participação nas discussões europeias, sim, mas talvez mais por obrigações de funções dos ministros.
Senhores dirigentes políticos, lembrem-se : a política não é só para datas específicas como o 10 de Junho ou o período de eleições!
Politicamente, a Bélgica parece não ter interesse. São muito poucos os que votam, e cada vez menos. Como também não há interesse por parte dos políticos, a maior parte dos emigrantes não se motiva. Temos o mundo associativo pelas ruas da amargura, e, infelizmente, parece um tendência geral que se sente em cada vez mais países.
Agora no dia 10 de Março lá vamos nós votar. Mais uma vez, confrontados com o voto por correspondência.
A propósito, noto: temos que inserir no envelope fotocópia do cartão de cidadão, ou o voto não é válido embora já se saiba que a circulação de fotocópias de documentos de identificação não é recomendável, e é até proibida por lei, excepto raras excepções. Este é um assunto que continua apagado nas brumas da memória legislativa… Devia ser dado ao cidadão um meio alternativo efectivo para que este possa comprovar a sua identidade.
A frustração com a falta de atenção política regular e o desafio do voto por correspondência, concentrando-se do voto por correspondência são marcas na experiência dos portugueses emigrantes espalhados pelo mundo..