Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Café Portugal, em Bruxelas, foi uma vez mais ponto de encontro para os liberais da diáspora. Na passada quarta-feira, os candidatos pelo círculo da Europa reuniram-se para um jantar com membros do partido e simpatizantes, como no passado mês de Janeiro - e desta vez contaram com a presença de João Cotrim Figueiredo.
“Não podia deixar de estar presente”, afirmou João Cotrim Figueiredo, logo no início do jantar. “Os círculos eleitorais da emigração mereceram todo o nosso empenho durante a campanha inicial, mas merecem-no ainda mais depois da forma vergonhosa como os seus votos foram tratados nestas eleições legislativas.”
“Aqui estamos uma segunda vez, por más razões mas com o mesmo entusiasmo”, corroborou a cabeça-de-lista, Carolina Correia Diniz. “Infelizmente vamos tendo notícia de que há boletins de voto que não estão a chegar aos eleitores. O Estado português tem de tirar as devidas ilações deste processo lamentável. Tem de haver uma reforma profunda na rede consular, na forma como as votações decorrem, enfim, na relação entre o aparelho estadual e as comunidades portuguesas no estrangeiro, como dissemos desde a primeira hora”.
À mesa partilharam-se experiências e boas práticas de outros países, em matérias como mobilidade, educação ou fiscalidade. O presidente do partido não escondeu a sua satisfação com o que foi ouvindo: “É inspirador falar com os portugueses que estão no estrangeiro e para quem a distância não fez esmorecer o desejo de contribuir para um país melhor.”
Mas a liberdade foi sem dúvida o tema dominante: “Durante a pandemia vimos que as liberdades individuais podem rapidamente ficar em risco. Mas agora temos o horror da guerra na Europa e vemos que nunca a liberdade, a democracia liberal ou os mais elementares direitos humanos podem ser dados por adquiridos. Têm de ser valorizados, promovidos e protegidos todos os dias. O drama da invasão da Ucrânia pela Rússia mostra o que muitos não quiseram ou souberam ver: a tirania e a opressão estão às nossas portas, na sua forma mais brutal.”
Na 5.ª feira a comitiva estará em Berlim, para um almoço com o Embaixador Francisco Ribeiro de Menezes, seguido de visitas e contactos com a comunidade portuguesa na Alemanha.
ELEIÇÕES: João Cotrim Figueiredo em Bruxelas (Áudio)