Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Biblioteca Pública de Braga (BPB) apresenta a exposição Bibliográfica “A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto: mais de 4 séculos de edições".
A Exposição vai estar patente até ao dia 29 de fevereiro de 2024, no hall de acesso à sua Sala de Leitura. Esta unidade cultural da UMinho evoca assim o sucesso editorial de “um dos grandes clássicos da literatura de viagens”, apresentando do seu espólio várias edições impressas entre 1614, até 2023.
Os volumes fazem parte do acervo desta unidade cultural da Universidade do Minho, que é uma das principais bibliotecas do país. “Peregrinação” é um dos primeiros relatos de um europeu sobre terras do Oriente e o livro de viagens português mais traduzido no mundo: teve pelo menos 167 edições, sendo vinte fora de Portugal logo no século XVII.
Foi também durante muito tempo o segundo livro português mais lido no estrangeiro, após “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. Nesta exposição destaca-se a nova edição de Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, da Assírio & Alvim, outubro de 2023, celebrando desse modo, os 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão. A editora desafiou o excelente Professor Sérgio Guimarães de Sousa que assina a introdução, a fixação do texto e as notas do presente volume de 880 páginas.
Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (1970) é professor de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.