December 3, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2045 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1254 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1235 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2059 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1384 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3432 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1085 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:648 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:968 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:941 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2008 Opinião

e-CODEX: Eurodeputados aprovam sistema para modernizar comunicação judiciária transnacional



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O PE aprovou nova legislação, da qual Nuno Melo foi correlator, que visa melhorar a digitalização da comunicação judiciária transnacional e o acesso dos cidadãos e das empresas à justiça.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, com 571 votos a favor, sete contra e dez abstenções, o acordo provisório sobre o sistema e-CODEX, alcançado entre os negociadores do PE e do Conselho em dezembro.

O eurodeputado Nuno Melo (PPE) foi o correlator da comissão parlamentar das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, com o eurodeputado búlgaro do mesmo grupo político, Emil Radev, da comissão parlamentar dos Assuntos Jurídicos.

“O acesso à justiça não deve ser desencorajado pela complexa variedade dos nossos diferentes sistemas jurídicos. O e-CODEX consiste num pacote de componentes de software que permite a conectividade entre sistemas nacionais, a interoperabilidade entre os sistemas informáticos utilizados para permitir às autoridades judiciais competentes enviar e receber eletronicamente documentos, formulários jurídicos, provas ou outras informações de forma rápida e segura, apoiando processos civis e penais transfronteiriços. Com este sistema, juízes e advogados poderão comunicar e trocar documentos com os tribunais dos Estados-Membros da UE. Um sistema digital que habilita as autoridades de investigação a enviar ordens de investigação uns aos outros com rapidez e segurança necessárias”, disse Nuno Melo.

Segundo o eurodeputado português, “a experiência obtida através do projeto e-CODEX abrirá, sem dúvida, as portas a futuras iniciativas no domínio eletrónico em processos judiciais transfronteiriços. Estamos apenas no início de uma nova era em que o direito e a tecnologia irão interagir cada vez mais, o que melhorará dramaticamente o acesso à justiça por parte dos cidadãos europeus. O e-CODEX é um sistema que reforça a ideia de que a justiça prevalecerá dentro e através das fronteiras nacionais”.

Contexto

O e-CODEX permite estabelecer redes de comunicação descentralizadas, interoperáveis e seguras entre os sistemas informáticos nacionais que dão apoio à cooperação transnacional em matéria civil e penal. É um instrumento essencial para facilitar o acesso à justiça e proporcionar proteção jurídica aos cidadãos e às empresas na era digital.

Os utilizadores deste sistema (autoridades judiciárias, profissionais da justiça e cidadãos) poderão, com rapidez e segurança, enviar e receber por via eletrónica documentos, formulários jurídicos, elementos de prova ou outras informações.

Durante as negociações, os colegisladores procuraram encontrar um equilíbrio entre a interoperabilidade e a independência judicial, a eficiência e a proteção de dados, a celeridade e os direitos fundamentais, a tecnologia e o Estado de direito.

O sistema tem vindo a ser desenvolvido por um consórcio de Estados-Membros e outras organizações, que continua a ser responsável pela sua gestão. Esta será transferida para a agência eu-LISA durante 2023.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 533 guests and no members online