Sindicato denuncia dificuldades dos trabalhadores consulares e das missões



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) alertou hoje para o impacto agravado dos cortes da administração pública que continua a atingir os trabalhadores consulares e a falta de proteção social a que alguns estão sujeitos.

Esta organização sindical vai hoje transmitir aos deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas as suas apreensões em relação a estes trabalhadores que “continuam a sofrer os impactos agravados dos cortes na administração pública”.

Rosa Ribeiro, dirigente do STCDE, disse à agência Lusa que estes cortes tiveram efeitos ampliados nos trabalhadores dos consulados que vivem e trabalham em países onde o nível de vida é muito mais caro.

“Não nos podemos esquecer que, em 2012 e 2013, o que se verificou na administração publica em Portugal teve um efeito multiplicado nestes trabalhadores que viram aplicados cortes numa realidade diferente”, adiantou.

A juntar a estas dificuldades, o sindicato enumera mais de 10 anos sem atualizações salariais, o que aumentou a perda acumulada do poder de compra destes trabalhadores.

Os representantes sindicais estão igualmente preocupados com a ausência de qualquer tipo de segurança social com que se deparam alguns trabalhadores consulares e das missões diplomáticas em países onde o sistema de proteção social dos funcionários públicos (ADSE) nada vale.

Neste encontro com os deputados, o sindicato vai igualmente dar a conhecer a situação dos funcionários do consulado geral de Portugal em São Paulo, no Brasil, que motivou um abaixo-assinado, no qual denunciam dificuldades económicas e laborais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.