Afectos com Letras distinguidos com o Premio Excelência 2023



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Os voluntários da Associação Afectos com Letras foram distinguidos com o Premio Excelência 2023 da Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), no Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no passado dia 5 de marco.

O “Troféu Português do Voluntariado” que já vai na sua 15a edição, tem como objetivo reconhecer o trabalho dos voluntários em projetos ou ações de voluntariado e é atribuído por um Júri nomeado pela Direção da CPV, constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito ligadas à área social e presidido por um representante das organizações Confederadas.

O trabalho dos voluntários da Afectos com Letras foi reconhecido como merecedor deste Troféu Excelência entre um conjunto de 15 nomeados tendo o prémio sido entregue numa cerimónia pública, que decorreu no dia 5 de dezembro, em Vila nova de Gaia, pela Secretária de Estado da Inclusão, Dra Ana Sofia Antunes.

Na circunstância, a Presidente da Afectos com Letras agradeceu “a distinção à Confederação de Voluntariado e às dezenas de voluntários que desde 2009 se dedicam de forma altruísta e totalmente voluntária às ações que a nossa Associação promove na Guiné Bissau.”, e concluiu “dedicando este prémio às crianças da Guiné-Bissau, que sofrem por estes dias as consequências de um novo período de instabilidade politica e social no país”.

A Associação Afectos com Letras, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sediada em Pombal e criada em 2009, que tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico na Guiné-Bissau. Neste país, a ONGD tem, entre outros, um programa de apadrinhamento de turmas que apoia centenas de crianças e cofinanciou a construção de dois jardins infantis que, atualmente, contam com cerca de 200 crianças, além de ter erguido duas escolas de ensino básico que acolhem 420 alunos. A Afetos com Letras paga ainda o salário de 12 professores, fornece material didático, manuais escolares, alimentação e cuidados de saúde básicos nas escolas que apoia, criou várias bibliotecas públicas no país e dinamiza um projeto de doação de máquinas descascadoras de arroz a comunidades fortemente dependentes da cultura deste cereal, permitindo que as meninas se libertem do trabalho da descasca manual e possam assim frequentarem a escola.

Mais informações sobre este prémio podem ser encontradas aqui:

https://mailchi.mp/7cca7b078c71/newsletter-cpv-novidades-janeiro-8867807

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.