Álvaro Mendonça e Moura eleito Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) elegeu esta quarta-feira Álvaro Mendonça e Moura como Presidente da Direção para o triénio 2023-2026, no ato eleitoral mais participado na história da Organização e que decorreu, pela primeira vez, em formato eletrónico.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Álvaro Mendonça e Moura tem uma longa carreira diplomática. Embaixador em Viena e em Madrid foi, entre outras funções, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, período durante o qual acompanhou a reforma da política agrícola comum de 2003, e, posteriormente, junto das Nações Unidas. Entre 2017 e 2021, desempenhou as funções de Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Natural do Porto e com fortes raízes transmontanas, onde passou períodos da sua juventude, Álvaro Mendonça e Moura conhece a agricultura desde tenra idade, tendo crescido acompanhando as atividades agrícolas da família, nas quais promoveu uma profunda reconversão e fundou uma Sociedade familiar.  Atualmente, é sócio da APPITAD – Associação dos produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e da AMÊNDOACOOP – Cooperativa dos Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo. 

Álvaro Mendonça e Moura, o novo Presidente da CAP, afirma: “É com enorme orgulho que assumo a Presidência da CAP, a maior e a mais antiga estrutura representativa do setor em Portugal, prestes a cumprir os seus 50 anos de história. A CAP tem um papel fundamental na promoção e na defesa da Agricultura e dos Agricultores portugueses, representando também os seus interesses em Bruxelas, onde tem uma Delegação Permanente. Os desafios são múltiplos, em diversas frentes. A Agricultura é um sector fundamental da economia nacional com importante contributo para as exportações, é peça-chave da coesão territorial e promotora insubstituível da sustentabilidade ambiental. Assumo, por isso, o compromisso de pugnar pelo desenvolvimento e crescimento do setor agroflorestal português, dando voz ao seu principal pilar: os Agricultores. A todos, sem exceção, agradeço o apoio. Uma palavra em especial para o meu antecessor, Eduardo Oliveira e Sousa, agora eleito Presidente da Mesa da Assembleia Geral, cujo legado, assim como o de outros líderes emblemáticos desta instituição, procurarei honrar nas minhas novas funções.”

A lista hoje eleita confirmou, além de Álvaro Mendonça e Moura para a presidência da Direção, os nomes de Eduardo Oliveira e Sousa como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e de António de Paula Soares como Presidente do Conselho Fiscal. Os novos Órgãos Sociais da CAP são compostos por organizações representativas dos mais diversos setores e regiões, que espelham a maior renovação dos seus membros na história da CAP.

A utilização do voto eletrónico, pela primeira vez nas eleições da CAP, reforçou a participação das organizações de Agricultores, eliminando a necessidade de deslocações até à sede da CAP, em Lisboa, e, consequentemente, contribuiu para a redução das emissões carbónicas associadas ao processo eleitoral.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.