Brexit: Afastar o cenário de uma saída sem acordo “não é suficiente” para Bruxelas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia defendeu hoje que rejeitar uma saída desordenada do Reino Unido da União Europeia não é suficiente, alertando o parlamento britânico para a necessidade de aceitar o Acordo de Saída firmado entre Bruxelas e Londres.

“Tomámos nota da votação que decorreu esta noite na Câmara dos Comuns. Há apenas duas formas de sair da União Europeia (UE): com ou sem acordo. A UE está preparada para os dois [cenários]”, começa por referir um porta-voz do executivo comunitário, numa curta declaração enviada à Agência Lusa.

Para a Comissão Europeia, afastar o cenário de uma saída sem acordo “não é suficiente”, pois a Câmara dos Comuns tem de “concordar com um acordo”.

“Firmámos um Acordo [de Saída] com a primeira-ministra e a UE está pronta para assiná-lo”, vinca Bruxelas na nota.

O parlamento britânico rejeitou hoje uma saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo, em qualquer circunstância, com a estreita margem de apenas quatro votos, com 312 a favor da proposta e 308 contra.

Esta moção, não vinculativa, foi apresentada pela trabalhista Yvette Cooper, enquanto que o Governo apresentou uma moção que apenas rejeitava a saída sem acordo a 29 de março.

Na quinta-feira a Câmara dos Comuns deverá votar um pedido à UE de prorrogação do processo do ‘Brexit' para depois de 29 de março.

O texto foi apresentado após o parlamento britânico ter chumbado na terça-feira, pela segunda vez depois de uma votação em 15 de janeiro, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), desta vez com 391 votos contra e 242 votos a favor, uma margem de 149 votos, incluindo 75 de deputados conservadores.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.