
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Ponta Delgada, Açores, 15 out (Lusa) – O centro do furacão Ophélia está a afastar-se dos Açores, mas continua a condicionar o estado do tempo nas ilhas de Santa Maria e de São Miguel, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA adianta que às 21:00 locais de sábado (mais uma hora em Lisboa), o centro do ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, localizava-se a 146 quilómetros a sudeste de Santa Maria, “com deslocamento para nordeste a 44 quilómetros/hora”.
Embora o centro do furacão se esteja a afastar do arquipélago, este continua “a condicionar o estado do tempo” nestas duas ilhas do grupo oriental, adianta o IPMA.
“O ciclone Ophelia está classificado como furacão de categoria 3 com vento médio de 185 quilómetros/hora e rajadas e 220 quilómetros/hora na sua zona mais ativa”, adianta o comunicado, disponibilizado na página da rede social Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.
Às 22:00 de sábado registaram-se 52 milímetros de precipitação acumulados em seis horas na ilha do Pico, do grupo central dos Açores, e 43 milímetros no Nordeste, em São Miguel.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades