Covid-19: Berlim promete créditos "sem limites" para empresas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


z no tecido empresarial devido aos efeitos associados à pandemia do novo coronavírus.(Lusa) - O Governo alemão prometeu hoje um programa de créditos "sem limites" para empresas para evitar problemas de liquidez no tecido empresarial devido aos efeitos associados à pandemia do novo coronavírus.

O ministro das Finanças, Olaf Scholz, assegurou numa conferência de imprensa que a solidez orçamental deixou de ser a prioridade em detrimento da luta contra a extensão do Covid-19 e que o Governo alemão vai pôr em andamento uma "rede de segurança" de "muitos milhares de milhões" para ajudar as empresas a conservar o emprego.

Scholz argumentou que o facto de ter mantido a estabilidade orçamental nos últimos anos lhe permite agora, em tempo de crise, "fazer o necessário" e tirar a "bazuca" financeira.

A "mensagem essencial" do dia de hoje para afiançar a "confiança" entre as empresas e a população é que "não há limite superior para os créditos" que o banco público KfW pode conceder através da banca comercial.

"Vamos pôr desde o princípio todas as armas na mesa", afirmou o ministro das Finanças quando apresentava o plano de choque contra as consequências económicas do Covid-19 em conjunto com o ministro da Economia, Peter Altmaier.

O Governo alemão, indicou Scholz, também vai ajudar a nível orçamental as empresas, permitindo adiar pagamentos antecipados e reduzindo impostos com o objetivo de que nenhuma empresa viável entre em falência.

Além destas medidas para assegurar a liquidez, o Governo alemão e o Bundestag (câmara baixa) já aprovaram um sistema para facilitar o Kurzarbeit, a redução da jornada temporal e com garantia de emprego.

"O Governo alemão está decidido a fazer tudo o que é possível para superar esta crise" e pronto para disponibilizar "todas" as suas "possibilidades económicas".

Altmaier indicou que o Governo dará a garantia necessária para que o KfW possa cumprir com o anunciado, e isso mediante uma ampliação das garantias que estabelece o Orçamento federal, até ultrapassar meio bilião de euros.

Entre as medidas anunciadas está também a ampliação dos programas existentes para ajudar a liquidez das empresas e com o objetivo de "mobilizar" empréstimos à banca privada.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.