Covid-19: Fronteiras terrestres com Espanha vão continuar fechadas até 15 de junho



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Espanha anunciou uma quarentena obrigatória de 14 dias para quem, a partir desta sexta-feira, entrar no país - segundo o “Público”, a decisão não foi acordada ou comunicada previamente a nenhum responsável de Portugal. Voos comerciais para o país vizinho mantêm-se suspensos

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 0h de 15 de junho devido à pandemia da doença covid-19, segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada esta quarta-feira em Diário da República.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19, e terminava às 0h de quinta-feira.

A resolução publicada em Diário da República prorroga, "a título excecional e temporário, a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras com Espanha até às 0 horas do dia 15 de junho de 2020".

"Atendendo à avaliação da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia e às medidas propostas pela Comissão Europeia, importa garantir a segurança interna através de medidas adequadas que contenham as possíveis linhas de contágio, entre as quais, a manutenção da reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras, com algumas exceções", refere a resolução, sublinhando que estas medidas foram concertadas entre os Governos de Portugal e de Espanha.

QUARENTENA OBRIGATÓRIA. PORTUGAL NÃO FOI CONSULTADO

Espanha anunciou esta semana que quem, a partir desta sexta-feira, 15 de Maio, entrar no país terá de fazer uma quarentena obrigatória de 14 dias. Segundo o “Público” esta quinta-feira, esta decisão não foi acordada ou comunicada previamente a nenhum responsável de Portugal.

A resolução foi tomada pelos responsáveis sanitários espanhóis, nomeadamente do Ministério da Saúde, e não pelos responsáveis da área da Administração Interna, com quem a colaboração tem sido profícua.

Neste momento, os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

O controlo nas fronteiras é feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em colaboração com a GNR. Os voos comerciais para Espanha mantêm-se suspensos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.