Fórum Internacional em Portugal terá a Fundação CEPERJ a representar o Brasil



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) será o único órgão governamental brasileiro a ter destaque no Fórum de Tecnologia Sustentável, evento que reunirá líderes de 354 países em Portugal.

O ENGAGE 2022 vai decorrer nos dias 14 e 15 de junho e contará com a presença de Gabriel Lopes, presidente da CEPERJ.

Durante os dias do evento, Gabriel Lopes irá representar a Fundação nesse Fórum. Este responsável será um dos palestrantes e apresentará a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE.RJ), nova ferramenta de gestão de dados desenvolvida pela CEPERJ em parceria com a empresa Codex, “que visa modernizar a gestão de dados do Estado do Rio de Janeiro”.

Segundo apurámos, “a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE.RJ) promete a implantação inédita, transformando o Rio de Janeiro no único Estado da América Latina com cobertura de imagens de satélite, com 15cm de HD. A plataforma terá integração com o observatório dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis para a agenda da ONU 2030 do Estado do Rio”.

“O IDE.RJ permite que os gestores públicos tenham acesso a informações robustas e ferramentas de planeamento e gestão territorial, como, por exemplo, a identificação de áreas de expansão urbana, situação da malha viária, crescimento urbano desordenado, loteamentos irregulares, áreas de expansão industriais, entre outros. Essa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do Estado e adoção de políticas públicas baseadas em dados”, explicou Gabriel Lopes, presidente do CEPERJ.

Ainda de acordo com Gabriel Lopes, a falta de intercâmbio entre os dados estaduais acabou gerando uma certa “inoperabilidade das informações. Não raro, havia diferentes interpretações a respeito de uma mesma área, gerando decisões distintas ou mesmo contraditórias na atuação dos diversos órgãos do Estado”.

“A Infraestrutura de dados espaciais (IDE.RJ) trará a organização e disponibilização destes dados em local único, oficial e acessível, garantindo o melhor ordenamento do armazenamento, do tratamento, da atualização e da disseminação dos mesmos, contribuindo para maior disponibilidade, agilidade, transparência e segurança na atuação de todos os atores interessados”, ressaltou Gabriel Lopes.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Ígor Lopes
Author: Ígor LopesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.