July 19, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1658 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:838 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:731 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1428 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1060 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2802 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:695 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:756 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:416 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:645 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:633 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:628 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1628 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Musa portuguesa, Ana Filipa foi destaque no Carnaval Carioca



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A portuguesa Ana Filipa, musa da Escola de Samba Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro, revelou à nossa reportagem a magia do desfile com enredo místico sobre Portugal neste Carnaval 2024.

A Unidos da Tijuca, distinta escola do grupo especial do carnaval carioca, encantou a Marquês de Sapucaí com um enredo que destacou Portugal. Sob o título "O Conto de Fados", a agremiação promoveu uma abordagem única, conforme ressalta Ana Filipa, membro integrante da agremiação há 13 anos e uma experiente passista.

"Não é sobre contar a história de Portugal. É sobre contar a história um pouco relacionada a esses de onde originaram as lendas e até alguns mistérios durante fases da história”, disse Ana Filipa, que partilhou as suas expetativas com enorme entusiasmo sobre um desfile único, destacando a emoção de associar as lendas retratadas em Portugal durante a sua infância com a representação da Unidos da Tijuca.

"É emocionante para mim poder olhar para a minha escola e associar com aqueles contos e lendas que eu via sendo retratados lá em Portugal na época de escola e contados", frisou.

Presidida pelo português Fernando Horta, a agremiação carioca Unidos da Tijuca, com sede no Rio de Janeiro, tem conquistado títulos e reputação notáveis no universo do carnaval. O enredo "O Conto de Fados" traz o fado, género musical tradicional português, não apenas como uma expressão musical, mas como um elemento simbólico relacionado ao destino e à sorte.

“A palavra fado está relacionada com destino, com sorte. Então, é mais por aí que o enredo aborda, faz uma abordagem diferenciada”, explicou.

O professor Rodrigo Wieler, especialista em Literatura e Arte, reforça a homenagem ao fado como parte integral da cultura portuguesa.

"O fado é, por excelência, a música símbolo de Portugal. Altamente sentimental e emotivo, todo fado é também uma narrativa, que relata histórias cotidianas de amor, sofrimento e esperança”, afirmou.

De acordo com Wieler, a escolha do fado como fio condutor do desfile é uma forma de celebrar uma das características culturais lusitanas mais marcantes, especialmente a sua produção musical, até porque o ritmo “influenciou diversos artistas portugueses de épocas diferentes, como os escritores Camões, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa, que abordaram, cada um à sua maneira, a aflição amorosa, a espera, os desajustes das relações e a saudade.”

O enredo mergulhou na história portuguesa desde os tempos antigos, abordando mitos e lendas que remontam à Grécia Antiga. A influência árabe na Península Ibérica, abrangendo arquitetura, música e língua portuguesa, é também destacada no desfile.

Grandes navegações, que transformaram Portugal numa potência marítima nos séculos XVI e XVII, também são exploradas num desfile em que Ana Filipa, enquanto musa, nota que “é uma responsabilidade muito grande em cima de uma pessoa."

Com a expetativa de voltar às campeãs, a Unidos da Tijuca preparou-se para encantar o público com um desfile que não apenas celebra o carnaval, mas também homenageia a rica herança cultural de Portugal.

“A escola está muito bonita. Eu já visitei o Barracão. A escola está lindíssima. Para mim, é emocionante”, afirmou Ana Filipa sobre um evento em que a Unidos da Tijuca desembarca na avenida para falar de Portugal e as suas lendas num Carnaval onde a destacada escola de samba “vai fazer uma abordagem sobre Portugal, mas uma abordagem mítica e mística”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Ígor Lopes
Author: Ígor LopesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 189 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31