Governo aprova para a Lusa 12,8 milhões de euros de indemnização compensatória



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O Governo aprovou na sexta-feira a atribuição à agência Lusa de 12,8 milhões de euros de indemnização compensatória pelo cumprimento das obrigações do serviço noticioso e informação de interesse público, indicou fonte oficial do Ministério da Cultura.

A resolução do Conselho de Ministros foi aprovada por via eletrónica e publicada em Diário da República.

O montante para 2020 "é exatamente igual ao dos últimos três anos", disse o presidente do Conselho de Administração da Lusa, Nicolau Santos.

Para Nicolau Santos, trata-se de "um valor expectável", muito embora aguarde o "reforço das verbas que foram aprovadas na Assembleia da República" para a Lusa "poder fazer face a todos os seus compromissos".

Em 03 de fevereiro, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o PS recuou e votou favoravelmente duas propostas de alteração do BE e PCP que preveem um reforço nas verbas da Lusa de 1,5 milhões de euros anuais.

O Ministério da Cultura, que tutela a Lusa com as Finanças, mantinha para a agência a verba de 12,8 milhões de euros para este ano, de acordo com a proposta do OE2020.

"Falta esclarecer como é que o reforço aprovado na Assembleia da República na discussão do Orçamento do Estado para este ano vai poder vir a integrar o orçamento da Lusa", assinalou Nicolau Santos.

A indemnização compensatória permite este ano à Lusa "continuar a fazer o serviço público contratado com o Estado e pagar a trabalhadores e fornecedores", sublinhou.

O contrato de prestação de serviço público da Lusa terminou em 2019, mas, tendo em conta que o Governo estava em final de legislatura, o mesmo foi prolongado, no verão passado, para 2020.

Durante este ano, a tutela prevê negociar o novo contrato de prestação de serviço noticioso da Lusa para o triénio 2021-2023.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.