Liliana Rodrigues recebe alunos venezuelanos no Parlamento Europeu



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A eurodeputada Liliana Rodrigues recebeu, esta quinta-feira, um grupo de 20 alunos venezuelanos no Parlamento Europeu. Integrados nesta comitiva, estiveram ainda o activista Enrique Silva, que trabalha com questões relacionadas com a Venezuela, e Ricardo Gonçalves, Diretor dos Serviços da Acção Social da Universidade da Madeira (SASUMa).

Sobre os objetivos deste encontro, Liliana Rodrigues revelou que a intenção é que “estes alunos percebam que fazem parte da União Europeia, que são cidadãos plenos, com todos os seus direitos” e é importante que saibam “como é que podem contribuir para uma Europa mais unida e mais forte”.

Para além da visita ao Parlamento Europeu (PE), a sessão ficou marcada por um pequeno debate entre os alunos e um representante da Delegação do PE para as relações com o Mercosul, relacionada com os países da América Latina, sobre a situação actual da Venezuela.
Questionada sobre as eventuais implicações do regresso em massa dos venezuelanos à Madeira, Liliana Rodrigues afirmou que “os migrantes nunca hão de ser problema em lado nenhum, pois são apenas pessoas que pretendem uma vida melhor”.

No caso específico da Venezuela, “estão a fugir de um país que lhes impõe um determinado tipo de vivência ideológica e política que eles não querem”, sendo que as maiores dificuldades sentidas “são as que têm a ver com um sistema que foi apodrecendo ao longo dos anos e, neste momento, estes jovens têm o direito, bem como os seus pais e as suas famílias, de serem totalmente integrados na sociedade portuguesa”.

A eurodeputada socialista destacou ainda que a “questão da recepção e inclusão dos migrantes não é uma questão partidária, entre governo regional e governo central, mas sim um desígnio europeu”, acrescentando que a chegada destas pessoas são “uma mais-valia para Portugal”.

Segundo dados noticiados, até Dezembro de 2017, regressaram à Madeira entre 7.000 e 8.000 emigrantes devido à crise na Venezuela. A baixa qualidade dos serviços básicos, a falta de alimentos e a escassez de medicamentos são alguns dos principais problemas vividos no país.  

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.