Jovens europeus apelam para que não exista cortes na ajuda europeia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Jovens ativistas de toda a Europa escreveram uma carta aos Chefes de Estado e de Governo europeus antes da reunião do Conselho Europeu que se irá realizar nos próximos dias 17 e 18 de julho. Os líderes europeus estarão em Bruxelas com objetivo de decidir sobre o orçamento do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia, referente a 2021-2027.

No documento enviado, os jovens exigem que a União Europeia assuma um papel de liderança no contexto internacional e pedem um aumento dos recursos financeiros para os programas de ação externa, de modo a que seja possível construir um futuro definido pela igualdade e em que todos estejam em segurança.

No passado dia 10 de julho, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apresentou uma redução de 4,7 mil milhões de euros na rubrica “Vizinhança e Mundo”, onde se incluem os programas de ação externa. Esta proposta é vista como uma maneira de ir ao encontro das pretensões dos países frugais (Áustria, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos e Suécia) nas negociações para o próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia.

Num comunicado enviado pela ONE, Rúben Castro afirmou que "a covid-19 demonstrou que só através da união e de um trabalho conjunto é que podemos resolver os desafios que enfrentamos a nível mundial. Nas negociações para orçamento de 2021-2027, a União Europeia tem uma oportunidade única de liderar o futuro, tendo em vista um mundo mais justo e igualitário. É por essa razão que, em conjunto com os meus colegas voluntários, peço aos líderes europeus que rejeitem quaisquer cortes na ação externa. A nossa geração quer um futuro mais igual para todos e os líderes europeus têm aqui uma boa oportunidade para mostrar que partilham dessa visão.”

Já Emily Wigens, Diretora na UE da ONE Campaign, referiu que  "com a previsão de até 100 milhões de pessoas a serem empurradas para situação de pobreza extrema, a União Europeia e os seus estados-membros, como o maior doador a nível mundial, têm a responsabilidade de fazer mais para o futuro das próximas gerações na Europa e no mundo em geral. Precisamos que os líderes europeus sigam o apelo destes jovens ativistas e rejeitem os cortes na ação externa no Conselho Europeu".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.