União Europeia da Saúde: reforço do papel da Agência Europeia de Medicamentos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o acordo alcançado com os Estados-Membros sobre o reforço do papel da Agência Europeia de Medicamentos na preparação e gestão de crises sanitárias.

O regulamento relativo à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa), que deverá ser aplicável a partir de 1 de março de 2022, visa assegurar que a UE esteja mais bem preparada para enfrentar futuras crises sanitárias, prevendo medidas para prevenir e atenuar a escassez de medicamentos e dispositivos médicos, envolver mais estreitamente todos os intervenientes na cadeia de abastecimento e aumentar a transparência dos ensaios clínicos e das autorizações de comercialização de produtos farmacêuticos.

Serão criados dois “grupos diretores sobre ruturas” - um sobre medicamentos e o outro sobre dispositivos médicos - e uma nova plataforma europeia de monitorização, gerida pela EMA, para facilitar a recolha de informações sobre ruturas, oferta e procura de medicamentos.

Uma melhor compreensão dessas ruturas deverá incluir a identificação de vulnerabilidades na cadeia de abastecimento. Está previsto um maior envolvimento de observadores a fim de prestarem aconselhamento especializado, incluindo de representantes dos profissionais de saúde e dos doentes, bem como de outros prestadores de cuidados de saúde, de titulares de autorizações de comercialização e de distribuidores por grosso.

A EMA criará ainda uma página Web acessível ao público com informações sobre ruturas efetivas de medicamentos. Dados relativos a ensaios clínicos e a medicamentos autorizados deverão ser disponibilizados de forma rápida e transparente.

Esta proposta legislativa integra o pacote relativo à União Europeia da Saúde, apresentado pela Comissão em novembro de 2020, tendo em conta os ensinamentos retirados da pandemia de COVID-19.

O acordo alcançado entre os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho da UE foi aprovado em plenário com 655 votos a favor, 31 contra e oito abstenções.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.