Angariados 3,1 mil milhões de euros para apoiar os refugiados venezuelanos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Foram angariados 3,1 mil milhões de euros esta terça-feira (26 de Maio) para ajudar a população deslocada da Venezuela. "Temos de nos orgulhar do que conseguimos", afirmou a Arancha González Laya, ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros, na Conferência Internacional de Doadores, em solidariedade com os refugiados e migrantes venezuelanos nos países da região.

2,5 mil milhões de euros dos participantes na recolha de fundos digitais e 595 milhões de euros em donativos. No total, os países e instituições mundiais prometeram 3,1 mil milhões de euros durante a conferência.

Nas suas observações finais na conferência, González Laya deixou uma mensagem emotiva aos cidadãos da Venezuela. "Para os homens e mulheres. Aos jovens e às crianças. Aos migrantes, refugiados ou aos que ainda se encontram na Venezuela e que vivem em condições precárias. Não estão sozinhos. A comunidade internacional não se esqueceu de vocês. Apoiamo-vos e vamos continuar a trabalhar para encontrar soluções e apoiar o regresso à democracia na Venezuela", afirmou.

A conferência foi organizada pela União Europeia e pelo Governo espanhol, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional de Migração, da Noruega e do Canadá.

A iniciativa tem lugar no quadro do compromisso assumido pela UE na Conferência de Solidariedade realizada em Outubro de 2019 em Bruxelas no sentido de realizar uma conferência de doadores o mais rapidamente possível.

O seu objectivo era sensibilizar a comunidade internacional para a crise venezuelana, mobilizar recursos para ajudar a população deslocada, abordar a situação criada pela COVID-19 e permitir um maior e melhor envolvimento coordenado dos principais intervenientes.

O Serviço Europeu para a Acção Externa estima que 5,1 milhões de pessoas deixaram a Venezuela nos últimos cinco anos devido à instabilidade política, à insegurança e ao colapso económico. 80 por cento mudou-se para países da região.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.