Autárquicas: Assunção Cristas lembra quem lutou pelo direito ao voto(C/Áudio)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Lisboa, 01 out (Lusa) - A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, votou hoje cerca das 08:45 em Lisboa, dando "o sinal de que é um dia longo", com "muitas horas para votar", sublinhando que muitos lutaram pelo direito de voto.

"Aquilo que eu queria dizer nesta hora matutina é que muitas mulheres e muitos homens lutaram em Portugal e em todo o mundo para todos hoje podermos exercer o direito de voto", afirmou Assunção Cristas aos jornalistas.

Após votar, na Escola Secundária do Restelo, a líder centrista explicou que foi votar cedo para "dar o sinal de que é um dia longo" e "é possível as pessoas organizarem-se para fazerem tudo o que querem e também passarem pela assembleia de voto".

"Há muitas horas para votar. É possível fazer-se tudo e também passar pela mesa de voto", sublinhou.

A líder do CDS declarou que votar é um "direito mas é também um dever" e que "é rápido" exercê-lo.

"Hoje é um bocadinho mais longo porque são três boletins, mas é rápido", declarou, sublinhando que "hoje é um dia muito importante, todos os dias de eleições são muito importantes".

Assunção Cristas votou acompanhada do marido e disse que passará o dia em família, seguindo da assembleia de voto para casa e depois para a missa.

As urnas das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.

Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente, devido à diferença horária de menos uma hora.

Mais de 9,4 milhões de eleitores (9.412.461 eleitores inscritos) podem votar hoje nas eleições autárquicas para eleger os 308 presidentes de Câmaras Municipais e os presidentes das 308 Assembleias Municipais.

Os eleitores votarão ainda para eleger 3.091 presidentes das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

As mesas de voto vão funcionar até às 19:00.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.