Covid-19: Câmara de Viseu reabre hoje ao público



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 (Lusa) – A Câmara de Viseu vai hoje abrir ao público os serviços municipais com atendimento presencial por marcação, sendo obrigatório o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o controlo de temperatura.

Atendendo à alteração do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, a autarquia adaptou algumas medidas tomadas à nova fase de combate à pandemia de covid-19.

Num despacho, é anunciada a reabertura dos serviços municipais, com prioridade para “todas as solicitações efetuadas por ‘e-mail’ ou via eletrónica”.

“Para além da abertura pública, limitada, o contacto com as populações será garantido, designadamente no atendimento geral do município por telefone ou por ‘e-mail’”, acrescenta.

No entender da autarquia, “revela-se imprescindível a manutenção das principais medidas” que tinham sido adotadas, mas impõe-se também “uma reabertura progressiva das atividades económicas e sociais”.

Nesse âmbito, serão mantidos os planos municipais de Emergência de Proteção Civil e de contingência, a declaração de situação de alerta na totalidade do território do concelho e o funcionamento da linha municipal de emergência social Viseu Ajuda.

O município vai “acompanhar a decisão do Governo relativa ao funcionamento das atividades económicas” e também a que diz respeito “às normas e prazos para o reagendamento e reprogramação de espetáculos e eventos culturais”.

A biblioteca e os museus municipais reabrirão no dia 18, “sendo adotado e publicitado até lá um plano de procedimentos de receção e frequência de público”. Na biblioteca, será mantido o serviço “take away”, pelo menos, até 30 de junho.

O Centro de Artes e do Espetáculo de Viseu será autorizado “a proceder à reabertura do Viriato Teatro Municipal e à retoma da sua programação, a partir de 01 de junho, segundo um plano de procedimentos de gestão de sala (lotação), distância social e higienização que salvaguarde a proteção de público e profissionais”.

O despacho refere ainda que se vão manter encerrados os equipamentos desportivos e infraestruturas como os parques infantis, os parques Gerações Ativas e as instalações desportivas de gestão municipal.

A ecopista reabrirá a 09 de maio e serão potenciados os percursos de natureza da Rede Municipal de Percursos Pedestres, a partir do dia 16.

“Os equipamentos de gestão municipal que permitam a prática de desportos individuais ao ar livre, nomeadamente os campos de ténis e outros a analisar, serão reabertos a partir do dia 18”, acrescenta.

A autarquia decidiu também manter o estacionamento gratuito até final do mês.

Os cemitérios também reabrem hoje, com uma limitação de uma pessoa por 20 metros quadrados, salvaguardando as distâncias de segurança, enquanto a feira semanal terá uma abertura faseada que começa, no dia 12, exclusivamente com a área de venda de plantações e árvores.

As medidas serão reavaliadas até ao fim do mês.

Entretanto, a autarquia lançou uma conta solidária (PT50 0036 0034 99100525400 54) para aquisição de equipamentos de proteção individual destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social e lares.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.